Por mais contraditório que pareça, quem procura por motivação para emagrecer muitas vezes procura no lugar errado e acaba se prejudicando…
Como assim Glauber, que viagem é essa!?
Calma que eu explico!
Muitas pessoas que buscam motivação para emagrecer acabam buscando frases ou pessoas para se inspirar.
Algumas das frases realmente funcionam como um remédio imediato, uma espécie de injeção de ânimo que funciona muito bem para reforçarmos, sempre que preciso, nossa sede por melhorias e aprimoramentos constantes em nossa qualidade de vida.
Entretanto, em alguns casos essas frases de motivação na verdade parecem fazer justamente o efeito contrário.
Mas que frases seriam essas!?
Estou falando das fotos “motivacionais” que vejo muito em grupos de dietas e exercícios físicos que comparam pessoas com deficiências físicas, que fazem exercícios, com pessoas com sobrepeso ou obesidade que teoricamente não possuem problemas maiores que os das pessoas com deficiências exibidas nas fotos – que geralmente vem acompanhada de frases do tipo:
- “Qual é a sua desculpa?”
- “Já treinou hoje?”
Veja alguns exemplo disso que eu estou falando logo abaixo…
Frases de incentivo para emagrecer que mais atrapalham do ajudam
Esses foram apenas alguns exemplos, mas na pesquisa que eu fiz no Google apareceram muitos outros exemplos desse tipo de “motivação” traiçoeira.
Digo traiçoeira porque esse tipo de coisa me parece ser bem injusta para as pessoas que estão em busca de acolhimento.
Isso serve para reforçar o quanto nós temos dificuldades de reconhecer feridas emocionais, ao mesmo tempo em que percebemos mais facilmente os danos físicos, como um braço amputado por exemplo.
Infelizmente é difícil para maioria das pessoas perceberem que uma pessoa com problemas de sobrepeso e obesidade precisa de acolhimento ao invés de dedos apontando, julgamento e comparações.
É exatamente por isso que você deve ter cuidado com as frases e imagens de motivação que você escolhe para se orientar, então ignore essas comparações sem sentido pois isso só reforça que o problema é com você e ao invés de motivar acaba te desmotivando.
Ou seja, esse tipo de comparação pode te deixar deprimido e fazer com que você coloque ainda mais o “dedo na ferida” ao invés de lhe estimular a procurar primeiros socorros emocionais.
Tá Glauber, mas como seria então uma frase de motivação que realmente funciona!?
Muito justo o seu questionamento! O que nos leva ao próximo tópico…
Frases de motivação para emagrecer que REALMENTE ajudam
Já as frases de motivação para emagrecer (com imagens) que realmente ajudam são aquelas que te incentivam e te acolhem de verdade, ao invés de ficarem fazendo comparações que diminuem os seus problemas em relação aos problemas de outras pessoas.
Tá! Legal Glauber… Mas onde encontro esse tipo de frase para me inspirar!?
Eu tenho um projeto de frases desse tipo aqui no site onde publico toda semana frases que realmente tem o objetivo real de te motivar de verdade, ao invés de ficarem te comparando e insinuando que você é um gordo preguiçoso ou sem força de vontade o suficiente.
E para ilustrar melhor o que estou querendo dizer sobre essa questão das comparações equivocadas, veja logo abaixo uma das frases desse projeto:
A dica de ouro para se motivar de verdade que está por trás dessa frase é a seguinte:
Não se compare a ninguém!
Já a questão de buscar inspiração em outras pessoas, tudo bem! Mas não confunda inspiração com comparação. Não tente ser o que você não é, lembre-se dos tipos corpóreos e que cada pessoa tem características completamente diferentes que favorecem mais um tipo de corpo.
Ou seja, não tente se motivar comparando (ou tendo como objetivo final) a forma e aparência física de outra pessoa. Ao invés disso, tenha como fonte de motivação os seus progressos.
Se hoje você olha para suas fotos e pensa que falta muito para ficar igual a pessoa que você se inspira, mude o foco! Busque pensar o quanto você já progrediu em relação a sua própria situação anterior.
Ter fotos de antes e depois sempre visíveis em um lugar que você olha todo dia, funciona como uma espécie de vacina contra a auto sabotagem, pois você valoriza mais os seus progressos e não desiste tão facilmente de seus objetivos, para assim não correr o risco de voltar à estaca zero.
Como ter motivação para emagrecer de verdade
Okay! Ter acesso a frases de motivação que realmente ajudam e incentivam é legal, mas não é o suficiente.
Precisamos ser realistas…
É importante internalizar que o seu empenho é o que continua fazendo a diferença para que assim você mantenha o pé no chão e fique conectado com a realidade.
Acontece que muitas vezes nós procuramos por motivação como uma forma de conforto, mas a parte que mais interessa geralmente é deixada de lado.
Estou falando da ação!
Ou seja, se motivar e depois não fazer nada é apenas uma pomada que alivia momentaneamente a ferida, mas não tem o poder de cicatrização adequado que nós tanto queremos.
Dessa forma, precisamos de mais do que frases de motivação, precisamos de dicas que realmente mudem a forma como nós enxergamos e nos relacionamos com o processo de emagrecimento definitivo.
Mas a boa notícia é que é possível combinar as duas coisas!
Ou seja, cada uma das 41 dica de motivação para emagrecer que iremos destrinchar a partir de agora, será ilustrada por uma frase com imagem bem bacana…
Dica#1 – Assuma a sua responsabilidade
Como seres humanos tendemos a fugir das nossas responsabilidades como uma espécia de autodefesa ou autopreservação. Dessa forma, muitas vezes queremos ser emagrecidos ao invés de emagrecer. É como se jogássemos toda a responsabilidade para cima de outras pessoas, geralmente profissionais da área saúde como médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos etc.
Entretanto, se quisermos ter sucesso de verdade e duradouro no processo de emagrecimento, é preciso assumir nossa responsabilidade e entender que esses profissionais podem apenas nos ajudar, mas eles não podem fazer tudo pela gente.
Afinal, o maior agente transformador da sua vida deve ser você mesmo!
E essa dica (junto da ⇓ próxima) deve ser a primeira coisa que você deve ter em mente ao iniciar um processo de emagrecimento.
Dica#2 – Acredite mais no seu potencial
Por mais óbvio que pareça para alguns, para outros nem tanto! Mas não acreditar em você certamente é a fórmula para não sair do lugar.
Afinal, quando você não acredita em você, a paralisia causada pela insegurança te impede de enxergar as coisas como elas realmente são.
Então é preciso fazer um trabalho interno (e dependendo do caso até procurar ajuda) para internalizar de uma vez por todas que você é capaz de fazer coisas incríveis, até mesmo emagrecer! =)
Dica#3 – Questione o senso comum
É fácil seguir o fluxo porque não é preciso pensar muito, mas se você quiser ter resultados acima da média é preciso mudar alguns conceitos.
Por exemplo: muitos acreditam que não conseguem sair do lugar porque ainda não encontraram a motivação ideal, mas você já parou para pensar que poderia fazer o caminho inverso!? Ou seja, começar logo a fazer algo para adquirir a motivação necessária durante o processo.
Mas não é só isso!
Existem vários outras “regras” do senso comum que estão erradas e que na verdade mais atrapalham do que ajudam o seu sucesso durante o processo de emagrecimento, isso ocorre tanto na parte física (alimentação e exercícios) como também na parte emocional.
Portanto, questione o senso comum! Explorar os links recomendados no decorrer deste artigo é uma ótima forma de começar a fazer isso.
Dica#4 – Saiba o que você quer e porque você quer
Para mim o sucesso no emagrecimento não é conquistar uma barriga “chapada” como muitos desejam.
Durante o meu processo de emagrecimento o objetivo principal era melhorar a minha qualidade de vida e a minha saúde – tanto a física quanto a mental. Então o sucesso para mim era não sofrer mais contando calorias e nem sofrer mais me mantando de tanto fazer exercícios na academia.
Mas eu não tenho mais aquele tipo de comportamento obsessivo com os últimos 4kg que ainda “faltam” ser perdidos sabe!? Pois sei que essa mania de nunca estar satisfeito pode ocasionar problemas mais graves no futuro. O que eu quero dizer com isso tudo é que o meu objetivo foi e ainda é mais voltado para saúde mesmo, mas talvez você se preocupe mais com estética ou outra coisa qualquer.
Então trace suas metas e defina o que é sucesso para você, mas seja responsável e realista durante esse processo! Combinado? 😉
Dica#5 – Simplifique o processo de emagrecimento
Ao invés de definir seus objetivo de sucesso no emagrecimento e sair correndo atrás deles loucamente, pare um pouco, respire e divida o seu grande objetivo em pequenas partes.
Afinal, objetivos de longo prazo podem parecer difíceis e também podem nos desmotivar devido a sensação de falta de progresso, então seja esperto e divida o seu grande objetivo final em pequenas partes que podem ser conquistadas no curto ou médio prazo.
Dividir para conquistar!
Dica#6 – Ponha uma “cenoura” na sua frente
Veja bem: não estou dizendo que você é ou deve agir como um burro, mas você já deve ter escutado aquela história da cenoura que é posta na frente do burrinho para que ele ande atrás dela e assim tenha motivação de continuar.
Alguns interpretam isso como exploração e covardia com o burrinho já que ele nunca consegue pegar a cenoura, ou pelo menos não consegue até que o seu dono chegue ao lugar desejado e o recompense por isso. Pobre do burro!
Mas vamos tentar pegar o lado bom (um ponto de vista que pode ser útil) dessa história…
Você precisa correr atrás de coisas que te motivem assim como a cenoura motiva o burrinho, por isso é fundamental fazer um planejamento do que é ter sucesso para você, pois talvez a sua “cenoura” seja na verdade uma “abobrinha”.
Ou seja, talvez o que te motiva de verdade seja outra coisa. Porém, metaforicamente falando, você precisa colocar uma “cenoura” na sua frente.
Mas diferente do burrinho, você deve estar no controle e traçar uma meta real que você saiba que pode SIM ser alcançada.
Dica#7 – Defina metas diárias
Essa dica complementa muito bem as outras duas dicas anteriores!
Pois quando você traça metas diárias você divide um grande projeto de emagrecimento em pequenas partes e coloca uma “cenoura” como meta que pode ser atingida facilmente…
Afinal, ter como meta uma alimentação livre de industrializados e açúcar HOJE é bem mais suave do que focar em perder 30kg em um mês! Até porque esse segundo tipo de meta gera uma ansiedade absurda enquanto as metas diárias auxiliam no controle dessa ansiedade.
Então seja inteligente use as metas diárias para aumentar em até 3X ou mais a velocidade do seu emagrecimento saudável e sustentável.
Dica#8 – Meça o seu emagrecimento do jeito correto
Medir o seu sucesso durante um processo de emagrecimento apenas com a balança é a pior coisa que você pode fazer! Principalmente se você tem pouco peso a perder…
Então não caia mais nessa armadilha e entenda de uma vez por todas a importância de se avaliar os seus progressos além dos números da balança.
Dica#9 – Tenha paciência
O famoso de vagar e sempre é uma boa ideia!
Afinal, de que adianta começar mega empolgado e dar o seu máximo para ter resultados rápidos, mas não conseguir manter isso depois!?
Consistência é muito mais importante do que empolgação inicial e é o que REALMENTE faz diferença no emagrecimento definitivo e o fim do efeito sanfona. Então seja inteligente e não queime todas as suas fichas logo na largada! 😉
Dica#10 – Evite o conformismo idiota
Tinha uma matéria na faculdade chamada álgebra linear que eu não conseguia aprender de jeito nenhum, mas não era só eu!
Os colegas de sala de aula também não estavam conseguindo e sempre comentávamos sobre como o professor era ruim.
E como todos estavam indo para o buraco juntos e usando as mesmas justificativas, parecia que não teria problema se a merda acontecesse.
A merda, nesse caso, seria ir para a prova final…
E acho que no subconsciente (ou no consciente mesmo) existia um pensamento do tipo:
Essa matéria é impossível! E já que todo mundo está na merda, tudo bem se eu estiver também…
Isso é o que eu chamo de conformismo idiota, pois muitas vezes usamos esse tipo de argumento para nos conformarmos com coisas pelas quais nós não deveríamos nos conformar. Ou para acharmos que certas coisas são impossíveis sendo que elas na verdade não são.
Porém, para perceber isso eu precisei ficar de prova final e estudar que nem um louco para passar. Deu certo, mas poderia ter sido mais fácil.
Então não espere ficar de “prova final” para se livrar do conformismo idiota, faça o que deve ser feito agora! Mesmo que pareça impossível…
Afinal, tudo parece impossível até que aconteça.
Dica#11 – Não fique na passividade
Aqui no Obeso Emagrece nós defendemos um emagrecimento sem sofrimento, ou seja, sem passar fome e sem se matar de tanto fazer exercícios.
Mas isso não quer dizer que você não deve fazer a sua parte.
Afinal, continuar comendo porcarias diariamente e ficar sentado no sofá esperando que algo aconteça e você finalmente emagreça não vai dar certo!
Esperar que alguém resolva os seus problemas também não vai funcionar.
Você precisa sair dessa posição de passivo e começar a ser mais ativo em suas ações, pois certamente essa é a forma mais rápida de se emagrecer e manter isso a longo prazo.
Dica#12 – Ajuste suas expectativas
Não me entenda mal! Não estou dizendo que você deve sonhar baixo e se contentar com pouca coisa, mas sim que você deve ser realista e ter consciência de que aquele conselho que diz que “você pode ser o que você quiser” possui limitações de escopo que não deveriam ser ignoradas…
Afinal, você pode ser o que você quiser dentro das SUAS limitações!
Lembre-se que de acordo com o seu tipo de corpo predominante, pode ser difícil alcançar determinados objetivos.
Então faça um ajuste entre a expectativa e a realidade para assim evitar a busca eterna por metas irreais ou improváveis.
Dica#13 – Saiba o que você quer de verdade
Qualquer coisa serve para quem não sabe o que quer!
Sendo assim, esteja decidido de que realmente você quer emagrecer e que não está fazendo isso para agradar outra pessoa ou os padrões de beleza bizarros e não naturais praticados em nossa sociedade.
Até porque isso só fará você sofrer, pois fará você ficar em busca da aprovação eterna de uma cultura doentia que vê problema até mesmo em pessoas magras que quando sentam em uma cadeira fazem dobrinhas na barriga.
Então se você está insatisfeito com a sua auto imagem, busque melhorar o máximo que for possível dentro das suas limitações!
Mas essa decisão tem que partir de você e não dos outros, pois só assim você terá motivação suficiente para conseguir ter sucesso.
Dica#14 – Faça adaptações
Você não precisa do melhor tênis de corrida ou dos alimentos mais caros e exóticos para emagrecer!
A única coisa que você precisa é entender os conceitos corretos do emagrecimento e adapta-los para a sua realidade.
Dica#15 – Esqueça a lamentação e parta para a ação
O tempo que você gasta reclamando e dizendo para você mesmo que não consegue é uma energia desperdiçada que você poderia estar utilizando para fazer algo mais produtivo.
Essa lamentação sem fim é um grande problema dessa cultura de dietas restitivas e adoecimento que nos castra e faz com que fiquemos na eterna dependência de uma solução ou de alguém que irá resolver nossos problemas magicamente.
Mas sair do lugar depende apenas de movimento e esse movimento deve partir de VOCÊ!
Dica#16 – Não fique esperando a condição ideal
Uma estratégia muito eficiente de auto sabotagem é esperar pela condição ideal para fazer alguma coisa…
Na boa, a gente usa isso na maioria das vezes para se auto enganar!
Você quer fazer algo de verdade!?
Então começa logo (com o que você tem disponível AGORA) e no meio do caminho vai aparando as arestas.
Dica#17 – Não tente ser perfeito o tempo todo
Eu sei do drama de querer fazer tudo perfeitamente porque eu sou um obsessivo por natureza.
Exatamente por isso eu sei como essa mania pode ser ruim quando precisamos de fluidez ao invés de perfeição.
Então essa dica (junto da ⇓ próxima) deixa bem claro como esse comportamento pode ser um estagnador de progressos.
Dica#18 – Feito é melhor que perfeito
Se você quer muito fazer um churrasco, mas só poderá comprar uma churrasqueira fodona e moderna daqui a 1 mês, faça o seu churrasco com o que você tem disponível agora.
Usar uma churrasqueira fodona seria melhor? Claro que sim!
Mas é possível ter resultados satisfatórios mesmo sem as melhores ferramentas.
Então novamente eu reforço: não fique esperando pelo momento ideal, perfeito e a prova de erros.
Afinal…
Dica#19 – Errar faz parte do processo
Se tem uma coisa que a cada dia eu comprovo mais e mais é a seguinte:
Quem NÃO erra NÃO aprende!
Você geralmente precisa errar muito para crescer em determinadas áreas da vida.
E no emagrecimento não é diferente, você vai errar e isso é natural, mas focar só nos pontos negativos não é uma boa.
Portanto, foque nos pontos positivos dos seus erros! Ou seja, no que eles te ensinam.
Mas não deixe que o medo de errar te impeça de começar a sua mudança de vida AGORA!
Afinal…
Dica#20 – Ter algo (não tão perfeito) para otimizar é melhor do que não ter nada
Correndo risco de ser repetitivo eu volto a dizer: não espere pela condição ideal para sair do lugar!
Comece agora e saiba que você pode errar muito sim, mas pelo menos você terá algo para otimizar.
Ou seja, você terá algo para ajustar, aparar as arestas e progredir.
Mas se você nunca começar então nunca terá nada e ficará apenas na passividade eterna.
Dica#21 – Assista todos os filmes do Rocky Balboa
É sério! Sei que pode parecer piada a primeiro momento, mas não é…
Assiste esse vídeo de um minuto para ter noção do que o Rocky Balboa representa:
Na moral, tem como não se arrepiar com essa porra!?
A série tem 6 filmes (tudo disponível na Netflix) e o que eu acho mais legal é que o Rocky não é um lutador fodão que ganha tudo em todos os filmes…
Muito pelo contrário, ele perde e apanha pra caramba, mas não desiste. Claro que como todos nós ele até pensa em desistir de seus sonhos e objetivos muitas vezes, mas não desiste!
Pode parecer exagero, mas eu arrisco a dizer que o Rocky Balboa mudou a forma como eu me tratava.
Afinal, o cara não tem pena dele mesmo, não se coloca em situação de vítima voluntariamente e sempre corre atrás do que quer.
Quem diria que um lutador de boxe fictício faria o papel de um bom “psicólogo” ou um bom livro de autoajuda einh!? ?
E eu sei que estamos falando de filmes apenas, mas é uma dose de ânimo e motivação incrível! Ainda mais quando você conhece a história REAL de perrengue que o Sylvester Stallone passou para conseguir gravar o primeiro filme da série – que por sinal ganhou o Oscar de melhor filme em 1976.
Então é serio: assista Rocky Balboa se você nunca assistiu e se estiver precisando de motivação, assista de novo!
Dica#22 – Aprenda a reagir melhor aos momentos de fraqueza
Nos momentos de fraqueza parece que nós esquecemos quem realmente somos…
Afinal, todo mundo tem qualidades, mas quando a coisa aperta parece que só conseguimos focar no que é ruim!
Manter essa conexão com o que há de melhor em você é sempre uma boa estratégia para promover uma recuperação mais rápida em situações emocionalmente desagradáveis.
Dica#23 – Melhore suas relações sociais
Tem uma história em quadrinhos que ilustra isso muito bem…
Essa história é baseada em estudos REAIS que mostram como ratinhos vivendo isolados em gaiolas com morfina disponível 24h por dia se drogam até morrer. Enquanto ratinhos vivendo em um parque para ratos também com morfina disponível 24h por dia, mas com outros ratos para brincar, “socializar” e acasalar, praticamente não se drogam.
Agora troque os ratos por humanos e a morfina por comida e voilá! Tamos a causa mais comum do vício em comida e compulsão alimentar explicada de forma bem didática.
Moral da história: melhore suas relações sociais e tenha mais fontes de prazer na vida além da comida.
Dica#24 – Não espere para ser feliz
A questão da ansiedade excessiva possui vários gatilhos diferentes, mas percebo um gatilho bem recorrente…
Estou falando daquelas pessoas que ficam adiando a felicidade para depois do emagrecimento!
Se identifica!?
Bom, talvez esse comportamento aumente ainda mais a distância entre o você de agora e o você do futuro.
Então viva o presente e faça tudo que puder para ser feliz agora!
Claro que você pode e deve (se assim quiser) lutar para emagrecer e se sentir melhor no futuro, mas não deixe que isso paralise a sua vida agora.
Dica#25 – Ligue o “Foda-se” para o julgamento social
Você nunca vai agradar todo mundo e quando você se esforça para fazer isso, aí que parece que você não agrada ninguém mesmo…
Até mesmo aqueles que você talvez agradaria se fosse você mesmo!
Então não se preocupe muito com aqueles que ficam procurando defeitos onde não tem e que ficam julgando o que não conhecem ou nem deveriam julgar.
Lembre-se: emagreça dentro das suas limitações e não dê bola para as cobranças por padrões de beleza padronizados.
Pois viver em função dessa aprovação social irá lhe causar muito sofrimento.
Dica#26 – Escute os meninos do Menudo e não se reprima
As vezes uma conversa para aliviar o estresse ou um desabafo vai bem, mas na falta disso o chocolate pode acabar virando o seu melhor amigo.
Então lembre-se daquele grupo musical dos anos 80 chamado Menudo que já sabia da importância de não ficar guardando tudo para você.
E por mais ridícula que você ache a dancinha do vídeo ⇓ abaixo, lembre-se que os caras tinham razão. Não se reprima! Isso faz mal…
Que coisa maravilhosa esse vídeo não é não!? =D
Dica#27 – Use “band-aids” emocionais
Quando você rala o joelho ou corta o dedo você imediatamente procura um band-aid, então porque quando você se sente culpado você repete para você mesmo coisas do tipo:
A culpa é minha mesmo, sou um incompetente!
Bom, isso é o que eu chamo de colocar o dedo na ferida emocional.
Nesses casos o uso correto de “band-aids” emocionais pode e deve ser o seu grande aliado.
Ou seja, ao invés de colocar o dedo na ferida emocional e ficar remoendo a culpa, se responsabilize e bola pra frente! 😉
Dica#28 – Não se precipite
É muito comum as pessoas começarem uma mudança alimentar ou um plano de exercícios e desistirem por acharem que os resultados obtidos não valem os esforços empregados.
Sempre fico surpreso quando percebo que muitas dessas pessoas consideram 1 ou 2 semanas um tempo suficiente para fazer essa avaliação.
Na boa, não se precipite dessa forma porque isso é bem sem noção até! Dê um tempo minimamente descente (de 3 a 6 meses) para conseguir avaliar os seus reais progressos.
Dica#29 – Não seja estúpido
Agir guiado apenas pelo coração não é uma boa ideia e agir guiado apenas pelo cérebro, as vazes também falha.
Então busque um equilíbrio para não ser estúpido com você mesmo!
Ou seja, equilibre as suas emoções com a sua racionalização diante das técnicas de emagrecimento existentes.
Afinal de contas, querer muito uma coisa (como emagrecer) e não racionalizar que de repente um remédio esquisito (e proibido) para acelerar resultados pode não ser uma boa ideia, me parece uma coisa bem estúpida!
Mas não estou falando dessa forma para ofender ou diminuir ninguém, estou falando assim porque eu também já pensei nessa possibilidade de recorrer a atalhos, digamos assim, suspeitos.
Ou seja, sei que é difícil racionalizar em alguns momentos de extrema tensão emocional, mas é preciso mudar isso.
Dica#30 – Pratique o ceticismo inteligente
As vezes nem consideramos certas possibilidades por consideramos absurdas demais e acabamos perdendo muitas oportunidades na vida justamente pela nossa resistência em aceitar ou considerar tudo que é novo.
Mas muitas coisas consideradas impossíveis (como ir ao espaço por exemplo) só foram possíveis por que alguém um dia ousou pensar em fazer o que era considerado impossível pela maioria das pessoas.
Quando se fala em emagrecimento e saúde, podemos citar a questão das gorduras.
Afinal, muitos ainda consideram impossível ter uma vida e um emagrecimento saudável consumindo boas quantidade de gordura saturada, mesmo que estudos com ALTO nível de evidência científica já tenham demonstrado o contrário.
Logo, ter conhecimento desse tipo de estudo citado ⇑ acima, e ainda assim ser cético quanto as gorduras não é um ceticismo inteligente, muito pelo contrário!
Resumindo: não acredite em tudo, mas também não duvide de tudo!
Dica#31 – Gaste mais tempo planejando do que executando
Muita gente me pede sugestões de cardápio para irem direto ao ponto e não perderem muito tempo estudando.
A taxa de sucesso, a longo prazo, dessas pessoas geralmente é algo próximo a 0%.
Por isso que é tão importante gastar um tempo adequado planejando e se preparando para só depois partir para ação e diminuir drasticamente as suas chances de fracasso durante o processo.
Importante: lembre-se que é importante começar logo a fazer algo e não ficar esperando pelas condições perfeitas, mas o planejamento deve fazer parte do seu plano de ação SEMPRE, até mesmo quando você possui recursos limitados.
Dica#32 – Seja mais gentil com você mesmo
Eu confesso que eu me amo e não posso mais viver sem mim, mas fico impressionado com a forma como algumas pessoas se (mal) tratam.
Se criticam mais do que o normal, acham que fazem tudo errado mesmo quando fazem tudo certo e quase nunca confiam nelas mesmas.
As vezes fico pensando que talvez esse seja um pedido “subconsciente” de carinho e elogios por parte de outras pessoas.
Mas a verdade é que o primeiro passo para ser amado é se amar!
E quanto mais você se coloca para baixo dessa forma, mais as pessoas vão desistindo (ou cansando) de tentar te ajudar, pois se nem mesmo você se esforçar para ser mais gentil com você, fica difícil!
Então, pare de exagerar na autocrítica e seja mais gentil com você mesmo.
Dica#33 – Estude antes de formar opiniões preconceituosas
Imagine que eu tenha escrito o número 6 em uma folha de papel e você ao ver a minha escrita afirme que na verdade se trata de um número 9.
Então a gente começa uma discussão inútil, pois enquanto você acha que o seu entendimento desse “rótulo” (que seria a representação numérica nesse caso) é o correto sem sombra de dúvidas, eu tenho certeza de que na verdade você não entendeu direito os conceitos por trás desse “rótulo” porque você teve apenas uma visão superficial e rápida (ou até mesmo tendenciosa) sobre a minha escrita – você viu de cabeça pra baixo.
Isso acontece muito quando falamos de assuntos polêmicos e controversos relacionados ao emagrecimento como por exemplo uma alimentação com menor consumo de carboidratos. Afinal, muitos afirmam que essa forma de se alimentar não é ideal para todos, mas ignoram o contexto do rótulo low carb e acabam demonizando algo que nem entendem direito.
Dessa forma, tenha cuidado com rótulos e reducionismos, pois o que você entende sobre eles pode não ser a verdade!
E se quiser se aprofundar mais nessa questão da segurança de uma alimentação low carb para a GRANDE maioria das pessoas, leia o artigo abaixo:
Recomendo muito a leitura do artigo ⇑ acima, principalmente se você ainda acredita que low carb é algum tipo de dieta da moda ou algo arriscado para a saúde.
Dica#34 – Entenda que você é o “senhor” do seu destino
Oportunidades aparecem todos os dias, mas elas não se apresentam! Você precisa percebe-las e então aproveita-las.
Então não conte com um suposto destino que lhe foi predestinado. Corra atrás do que você sonha, aproveite as oportunidades e construa o seu próprio destino.
Dica#35 – Aprenda a nadar contra a maré
Se você realmente levar a sério uma das primeiras dicas aqui desse artigo que diz para você questionar o senso comum, perceberá que essa é uma tarefa difícil, pois muitos irão tentar te desanimar e fazer com que você desista.
Inclusive, muitos deles farão isso pensando no seu próprio bem.
Lembro até hoje que quando comecei a mudar a minha alimentação para uma forma não tão convencional de se alimentar, sofri grande resistência de dentro de casa por parte da minha mãe.
Então saiba que é preciso ser paciente e nadar contra a maré quando você resolve ir contra o fluxo.
Dica#36 – Mude sua relação com a comida
Essa é uma tarefa que pode ser um tanto quanto complicada, mas extremamente importante!
Para começar a mudar sua relação com a comida é preciso entender quais vazios ela costuma preencher e passar a preenche-los com o que realmente pode lhe estar fazendo falta, como por exemplo: mais interação social com amigos e familiares, cultura, lazer que não envolva exclusivamente a comida etc.
Dica#37 – Não fique paralisado pelo medo
As vezes a única coisa que nos impede de sair do lugar é o medo do que é diferente.
E a enorme quantidade de manchetes sensacionalistas e o terrorismo nutricional podem contribuir bastante para esse quadro
Então busque aprender mais sobre alimentação saudável e comida de verdade para não ficar mais paralisado pelo medo.
Dica#38 – Sucesso é algo construído com base em muitos erros
Ninguém começa experiente, ninguém acerta tudo de primeira e ninguém tem sucesso instantâneo.
Acontece que a gente só toma conhecimento do sucesso dos outros quando ele acontece, mas não percebe que antes disso muitos erros foram cometidos.
Então tenha consciência de que é natural ter altos e baixo durante um projeto qualquer. E no emagrecimento sustentável a coisa não é diferente!
Dica#39 – Você sempre pode mais do que acha que pode
Costumo dizer que a gente só conhece a força e o potencial que temos quando a água “bate na bunda” e nós precisamos nos virar para resolver problemas que não sabíamos nem que poderíamos resolver.
Acontece que a pressão muitas vezes faz a gente dar o nosso máximo e nessas horas nós fazemos coisas que depois nem entendemos como conseguimos fazer.
Eu sei bem disso por conta de algumas provas finais que eu tive ao longo da minha vida de estudante… ?
Sério! Hoje acho muito impressionante o que eu fazia porque o que eu não estudava em 1 ano inteiro de aulas regulares eu estudava em apenas 1 semana para dar conta de conseguir passar nas provas finais. E eu sempre passava, nunca repeti o ano! hehe
Então tentar manter uma conexão com esse nosso lado mais forte que a gente muitas vezes esquece que existe é sempre uma boa ideia.
Dica#40 – Brinque de vez em quando
“Brincadeira é coisa séria e não é só assunto de criança. É fazer o que se gosta, valorizar o prazer pessoal, colorir os dias. Vivemos em busca da felicidade, mas será que estamos procurando no lugar certo?”
Essa é a ⇑ sinopse de um filme documentário (nacional) muito bom chamado Tarja Branca (tem no Netflix eu acho) que você certamente deve assistir!
Se liga no trailler:
Vale muito a pena assistir para entender porque brincar é algo fundamental para nos mantermos felizes e automaticamente motivados para os nossos projetos de vida, o que também incluem os projetos de emagrecimento.
Dica#41 – Não fique na mesmice
Se você já não aguenta mais ficar naquela mesmice sofrida de passar fome e se matar de tanto fazer exercícios…
Que tal tentar algo diferente!?
Bom, fazer a sua inscrição no meu treinamento completo – Mente & Corpo Leve em 5 Etapas! – pode ser uma ótima forma de começar a fazer algo diferente que lhe proporcionará resultados acima da média e (principalmente) sustentáveis a longo prazo. 😉
Dica#42 – Foque no emagrecimento integral! [BÔNUS]
O ditado tradicional diz: mente sã, corpo são. Mas o contrário, como exposto na frase ⇑ acima, também é verdadeiro!
Ou seja, o corpo também tem um poder incrível de influenciar a sua mente. Na verdade, essa separação entre corpo e mente as vezes acaba mais confundindo do que ajudando porque mente e corpo fazem parte de um mesmo conjunto que deve ser tratado de maneira geral.
E esse é o problema da maioria dos métodos e programas de emagrecimento que focam apenas em alguns aspectos do processo de emagrecimento como alimentação e exercícios por exemplo, mas ignoram completamente os fatores emocionais associados a esses e outros importantes pilares do emagrecimento acelerado, saudável e sustentável a longo prazo.
Entretanto, no método MCL5 e também aqui no blog nós tratamos o processo de emagrecimento definitivo de maneira integral, pois é assim que tem que ser!
Então recomendo que você faça o mesmo e pare de tentar ficar dividindo o ser humano em pequenos compartimentos isolados, pois nós somos muito mais do que isso. =)
Conclusão | Motivação Para Emagrcer
Esse artigo é uma espécie de “caixa de ferramentas” motivacionais que você pode utilizar sempre que necessário.
A ideia por trás desse conteúdo não era fazer algo simplesmente com frases bonitinhas, pois entendo que a motivação maior deve partir de você e para isso é preciso mudar a forma como você pensa e enxerga o processo de emagrecimento definitivo.
É por isso que eu reforço a importância de se questionar o senso comum e se aprofundar mais nas dicas que foram sugeridas neste artigo. Para tanto, basta explorar os links que foram recomendados no decorrer da leitura.
Porém, se você quiser dar o próximo passo e ir para o próximo nível, não deixe de conferir o meu treinamento completo onde eu me aprofundo bastante nos 5 pilares fundamentais do emagrecimento acelerado, saudável e sustentável a longo prazo.
Abraço e até o próximo artigo! 😉
Parabéns pelo tema e pelo conteúdo, trabalho com mulheres que querem perder peso, e confesso que muitas vezes, sem perceber o mal, usei esses gatilhos negativos.
Obrigado pela ajuda
Opa Marcelo! Que bom que ajudou… Fico muito feliz de saber que o conteúdo foi útil! =)