NÃO CONSIGO EMAGRECER! Você costuma dizer isso para você com certa frequência? Então leia este artigo com muita atenção e entenda 1 (UM) dos principais motivos de fracasso na dieta: A LAMENTAÇÃO. Será que você está cometendo esse ERRO? Vamos Descobrir…
Tenho certeza que para a maioria das pessoas, iniciar um processo de emagrecimento é retomar um projeto já muitas vezes iniciado e abandonado. Será que dá para contar quantas vezes você já tentou fazer uma dieta e não obteve os resultados que gostaria? Eu não consigo fazer essa conta, pois fiz inúmeras tentativas.
›Não Consigo Emagrecer!
Vivemos nesse ciclo de INICIA-ABANDONA-DIETAS por vários motivos. E nesse artigo pretendo falar de um que está intimamente ligado ao nosso modo de pensar e agir. Por isso, só uma intima conversa com você mesmo poderá modificar esses modos.
Estou falando da LAMENTAÇÃO.
E o que chamo de lamentação?
Para explicar melhor vou contar para vocês um encontro que tive com uma paciente no consultório…
Quando iniciamos o acompanhamento psicológico dela a principal queixa era a dificuldade de perder peso e todas as complicações emocionais que vinham junto com isso. Eu a acompanho a bastante tempo e fomos capazes de desconstruir vários modos de agir e pensar que a atrapalhavam a emagrecer. Ela obteve bons resultados.
Mas, nesse início de ano, depois de um período de férias do seu trabalho e da terapia, chegou ao consultório desmotivada. Parecia haver entregado os pontos.
Ela dizia:
Eu não sou mesmo capaz de emagrecer.
Tenho medo de tentar uma coisa nova e fracassar mais uma vez.
Odeio tal parte do meu corpo e por isso não posso usar tal tipo de roupa e ir a certos lugares.
Sou gorda, feia, como pude ser promovida no trabalho?
E continuou se lamentando, lamentando e lamentando…
A lamentação é o ato de queixar-se por um acontecimento que nos trouxe dor. No caso dos processos de emagrecimento nos lamentamos na maioria das vezes, por um deslize, um descontrole, por aquela fugidinha da dieta.
E no final do ano, duvido quem não tenha fugido dela!!!
Está gostando deste artigo?
Então você vai gostar ainda mais da nossa série especial em vídeo...
Foi esse o caso da minha paciente. Suas festas de fim de ano duraram um pouco mais e ela recuperou um pouco de peso, o corpo já não estava funcionava tão bem quanto no período de alimentação saudável, voltou a sentir algumas dores no corpo, entre outros sintomas.
Assim ela entrou no ciclo INICIA-ABANDONA-DIETAS. Ou seja, ela iniciou uma dieta, obteve bons resultados, viveu um deslize, lamentou-se, lamentou-se, lamentou-se… e lamentando só aumentou os prejuízos para o seu corpo.
›Pare De Se Lamentar! Comece a Pensar e Agir…
Como disse no início do texto a lamentação está ligada ao nosso modo de pensar e agir. Ou seja, não adianta ficar se lamentando e repetindo para você mesma a famosa frase:
Não Consigo Emagrecer!
É preciso pensar, agir e bater um papo com você mesma para encontrar respostas, ao invés de ficar somente se lamentando. Vamos entender isso um pouco melhor agora…
Infelizmente, no contexto sócio histórico no qual vivemos estar gordinho traz uma série de inseguranças e dificuldades cruéis para nós. Somos levados a pensar que o gordinho é uma pessoa descontrolada, incapaz de obter sucesso, fraco, feio e mais um monte de coisas terríveis que APRENDEMOS DESDE QUE SOMOS BEM CRIANÇAS.
Pensando assim, diante de um fracasso agimos AUTOMATICAMENTE como é esperado que um gordinho aja: como um descontrolado, fracassado, feio e incapaz.
Lamentar nos mantém nesse ciclo sem fim. E como sair desse ciclo?
Ora, ao invés de se lamentar pelo deslize, bata um papo com você mesmo!
Se pergunte:
Eu realmente sou incapaz? Quantas conquistas já tive até aqui?
Quero mudar alguma coisa no meu corpo? Sei como fazer isso? (Se é leitor aqui do Obeso Emagrece, tenho certeza que sabe!!!)
Quais são minhas virtudes e habilidades? Elas dependem do formato do meu corpo?
E para suas respostas lembre-se:
- A primeira conquista em uma dieta deve ser saúde! O emagrecimento será consequência disso.
- Se você está insatisfeito com seu corpo, mude. Mas não entenda essa mudança como uma condição para ser feliz.
- Sua história não depende do formato do seu corpo, depende da sua disposição para batalhar pelos seus sonhos, da sua alegria, das relações que faz, do amor que se permite viver e oferecer.
›Conclusão
Bom…
Eu ajudei a minha paciente nessa conversa com ela mesma, mas você pode fazê-la sozinha. Vá para frente do espelho, em um momento bem íntimo e tenha uma conversa dura, mas carinhosa com você.
Tenho certeza que sairá dela motivada e com as energias recarregadas para retomar seu processo de emagrecimento.
Recapitulando o que foi abordado neste artigo…
1º – Fizemos uma rápida introdução e questionamos quem nunca iniciou e abandou uma dieta antes.
2º – Falamos mais detalhadamente sobre a clássica lamentação – Não Consigo Emagrecer – de quem vive abandonando dietas e exemplificamos essa situação através de um caso real de uma paciente que acabou caindo nessa armadilha emocional, ou seja, o ciclo INICIA-ABANDONA-DIETAS.
3º – Refletimos sobre como a carga histórica e cultural pode influenciar no processo de lamentação e nos treinar desde criança a achar normal pensar que o gordinho é um descontrolado, fracassado, feio e incapaz.
4º – Propomos formas de se livrar da lamentação e passar a se dar o devido valor ao realizar exercícios diários de questionamento. Ou seja, se olhar no espelho e perguntar aquilo que realmente interessa, sempre lembrando de valorizar suas conquistas já realizadas e priorizar o que realmente importa.
›Música Bônus
Vamos aprender um pouquinho mais com o Paulinho viola e sua música – Intitulada Lamentação – sobre a importância de não ficar apenas se lamentando, veja um trecho da música:
Sem ideal
Esperando o carnaval
pra matar minhas penasNa esperança que um canto
venha sufocar meu pranto
mas carnaval são três dias apenas
Chega de lamentação! Tenha um ideal e corra atrás dos seus objetivos ao invés de ficar “esperando o carnaval”. Busque algo sustentável a longo prazo e não uma dieta da moda… Se ainda estive muito perdido e precisando de mais orientações, se inscreva no curso 100% Grátis aqui do site – caso ainda não esteja inscrito – e conheça uma estratégia saudável que pode ser seguida por toda sua vida. E lembre-se: pare de repetir pra você mesmo “Eu Não Consigo Emagrecer” e comece a pensar e agir de maneira diferente!
Para escutar a música citada, dê um play no vídeo abaixo:
Para visualizar a letra da música completa acesse ESTE LINK e leia!
Seja muito bem vinda ao OE @gliciapandolfi:disqus e meus Parabéns!!! Realmente começou com o pé direito… Artigo SENSACIONAL e muito motivador! =)
Obrigada Glauber…
E muito obrigada pelo convite!!! Será enriquecedor para mim participar do OE…
Bj
:*
Me identifiquei muito com o artigo, é realmente motivador. É hora de mudanças!!!
Oi Denize
Fico muito feliz com sua identificação.
Sempre que precisar de animo volte aqui e leia o artigo!!! 😉
bj…
Parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor.
Obrigada Fabrício!