Já pensou na possibilidade de comer à vontade aquelas comidas que você adora e ainda assim continuar queimando gordura? Caso nunca tenha imaginado que algo assim fosse possível, eu lhe apresento o famoso e incrível dia do lixo…
Um dos grandes problemas das dietas da moda é o fato de serem altamente restritivas, assim ocorre uma forte privação dos alimentos que muitas vezes são os preferidos das pessoas.
O individuo sofre por não poder comer determinados alimentos os quais ele gosta, mas e se fosse possível comer qualquer coisa e ainda assim continuar queimando gordura?
Eu sei! Parece uma falsa promessa, solução milagrosa, conversa pra boi dormir, lorota, migué, mentira, golpe, papo de charlatão ou até mesmo alguém tentando te vender algum desses suplementos milagrosos que prometem resultados impossíveis.
Mas a verdade é que a solução é muito simples e você não precisa comprar nenhuma pilula milagrosa para comer sem culpa o que bem entender e ainda assim obter sucesso no processo de emagrecimento.
›A Indústria Dos Games Tem a Resposta
Se você não gosta de jogos eletrônicos provavelmente conhece alguém que adore vídeo-games e já percebeu como alguns são aficionados pelo assunto, mas o que será que provoca toda essa empolgação nessas pessoas fãs de games eletrônicos, qual a recompensa que elas recebem?
Se você já jogou algum joguinho, até mesmo o bom e velho Super Mário Bros, já sabe que geralmente o jogador recebe pequenos desafios, as famosas fases! Ao final de cada fase você precisa realizar uma tarefa que lhe trará algum benefício, seja o prazer de ter finalizado o desafio ou alguma outra recompensa como por exemplo um bônus ou algum aumento de pontuação.
É isso que torna o jogo divertido e faz as pessoas continuarem, as pequenas vitórias acumuladas vão dando motivação para se continuar nas próximas fases, assim é possível manter a linha e não abandonar o desafio principal: finalizar o jogo!
As pessoas geralmente precisam desta noção de inicio e fim, este sentimento que as faz continuar no trajeto. É exatamente por isso que as pequenas vitórias obtidas ao final de cada fase são extremamente importantes, pois você recebe um prêmio por ter feito tudo direitinho no decorrer do desafio.
›Pequenas Vitórias Para Sua Vida
Da mesma forma que você consegue pequenas recompensas por ter feito tudo certo nos joguinhos digitais você pode obter na vida real. Escolha um dia da semana para tirar de folga, o famoso dia do lixo! Assim você tem como recompensa a liberdade de comer o que bem entender.
Nesse dia é importante que não fique preocupado por estar comendo errado, você já aprendeu a comer corretamente e sabe que vai voltar pra linha no dia seguinte, então, sem paranoia por favor!
Pense que esta é sua pequena vitória, a recompensa que você tanto mereceu por ter feito tudo direitinho durante a semana, você passou de fase e pode ter como prêmio um dia comendo o que bem entender! =D
Geralmente faço da seguinte maneira: sexta feira a noite quando bate aquela vontade de comer alguma porcaria ou tomar uma cervejinha eu já começo o dia do lixo que se estende até o outro dia, sábado no caso!
No Domingo volto a entrar na linha, às vezes ao invés de começar o dia de folga na sexta, começo no sábado mesmo e estico até o almoço esperto de domingo! 😉
Ou seja, muitas vezes o meu dia do lixo é um dia e meio na verdade. Trata-se de um processo de auto-experimentação, quando estava muito gordo e querendo emagrecer rápido não abusava tanto dessa liberdade, usava só um dia mesmo.
Agora que estou magro tenho maior liberdade, depende do organismo de cada um, a princípio eu acho interessante que você utilize somente um dia mesmo e depois quando se sentir mais à vontade dê uma esticada e veja se esta prática funciona bem para você também.
Mas uma coisa interessante acontece com o tempo, a cada dia percebo isso melhor. Acontece que a vontade de comer porcarias no dia do lixo diminui e você passa a dar menos valor a esta recompensa, isso acontece porque você sabe que vai se sentir mal, com estômago pesado, cansado, asia no estômago e outros sintomas dependendo do organismo e dos alimentos consumidos.
Logo no inicio eu ficava esperando chegar o final de semana e aproveitava comendo pizza e outras porcarias feitas com trigo que no final das contas me deixavam “lesado”. Atualmente eu não faço muita questão de comer alimentos a base de trigo no dia do lixo, mesmo sabendo que é um dia de folga eu prefiro evitá-los.
›A Importância Das Pequenas Vitórias
Um dos grandes problemas das tradicionais dietas restritivas é a falta de liberdade no cardápio, geralmente as pessoas reclamam da perda de liberdade na hora de escolher o que desejam comer, mas quando elas tem esta liberdade acabam comendo praticamente as mesmas coisas todos os dias.
Ao adotarem uma dieta tradicional que proíba o consumo de diversos alimentos o individuo acaba perdendo esta liberdade, assim parece ser um grande problema não poder comer o que quiser, mesmo que não comesse anteriormente.
Pelo menos antes ele sabia que podia comer qualquer coisa, mas não comia. Parece que a restrição é o que aumenta o desejo, aquela velha história que dizem…
Quando é proibido é mais gostoso!
Está é a grande vantagem em se utilizar o dia do lixo, saber que se pode comer o que bem entender naquele dia e não sentir-se culpado por estar saindo da dieta. O fato de ter tal liberdade muitas vezes faz com que nem se abuse tanto assim das porcarias consumidas nesses dias de folga.
Assim como nos jogos você tem seu prêmio no final de uma pequena fase, esta recompensa traz um valor enorme ao seu equilíbrio emocional, pois você sabe que pode comer o que quiser quando for em uma festa, conhecer alimentos de outras culturas quando viajar e se permitir viver sem medo de sair da dieta!
Você não precisa ser extremista, não adianta querer se privar das porcarias, mesmo que saiba que elas fazem mal, uma hora a vontade bate! Entenda porque isso acontece:
Observe que existem muitas pessoas bebendo ou fumando somente nos finais de semanas em festas ou situações especificas, essas pessoas sabem que se beberem ou fumarem todos os dias podem acabar se tornando alcoólatras ou fumantes.
As comidas industrializadas, processadas, cheias de carboidratos inúteis e gorduras ruins são feitas pela indústria justamente para viciar. Você já sabe que se comer estes alimentos todo dia é provável que se torne obeso ou adquira sobrepeso.
Perceba que os efeitos dos 3 vícios podem ser desastrosos, mas as pessoas não deixam de consumir estas drogas. Assim como quem fuma ou bebe controladamente somente em finais de semana tem menor chance de se tornar alcoólatra ou fumante, da mesma forma quem come porcarias somente finais de semana tem menor chance de se tornar uma pessoa obesa.
Importante observar que existem pessoas mais controladas e outras nem tanto, este segundo grupo precisa ter mais atenção para que os hábitos ocasionais não acabem virando rotina!
Pense nisso:
Da mesma forma que as propagandas de cigarros eram feitas com pessoas saudáveis fazendo exercícios, atualmente as propagandas de comida lixo são feitas utilizando pessoas felizes e saudáveis fazendo coisas bonitas e salvando o mundo. Observe as propagandas da coca-cola por exemplo!
Assim como as propagandas de cigarro passavam no subconsciente das pessoas uma falsa impressão sobre os efeitos do cigarro, da mesma forma a indústria alimentícia o faz! As propagandas dos cigarros foram proibidas, então porque não proibir as propagandas de alimentos responsáveis pela epidemia de obesidade no mundo?
Estes alimentos investem fortemente em uma publicidade cheia de falsas mensagens em relação a saúde, da mesma forma que a indústria do cigarro fazia. Exatamente por isso que a publicidade maquiavélica do cigarro foi banida.
Atualmente as mortes causadas por problemas relacionados a alimentação errada e obesidade são bem mais frequentes do que as ocorridas em decorrência do cigarro.
Não seria justo que os alimentos lixo também tivessem sua publicidade manipuladora proibida e fossem obrigados a vir com fotos e avisos de que o consumo pode gerar sérias consequências à saúde? Assim como nos cigarros que atualmente vêm com alertas em suas embalagens exibindo doenças relacionadas ao seu consumo.
Está gostando deste artigo?
Então você vai gostar ainda mais da nossa série especial em vídeo...
›Dicas Importantes Para o Dia Do Lixo
Agora que já entendemos um pouco melhor sobre o que é o dia do lixo e como ele pode nos ajudar no processo de emagrecimento definitivo, vamos agora aprender algumas dicas importantes para aplicarmos nesses dias.
Primeiramente, não deixe restos de comida lixo em sua geladeira após o dia do lixo, coma tudo no dia de folga mesmo! Pode ser uma tentação para muitas pessoas deixar este tipo de alimento por perto.
Fique de olho na seção “Alimentação” aqui do site, várias dicas de como e quais alimentos comer serão postadas com certa frequência, alternativas a comida lixo são sugeridas e ensinadas.
Preferencialmente dê um intervalo de pelo menos 5 dias entre um dia de folga e outro. Exemplo: Caso seu dia do lixo seja sábado espere pelo menos até a próxima sexta feira, veja abaixo uma representação mais detalhada:
Sábado – Dia do lixo
Domingo – Dia 1 após o dia do lixo
Segunda – Dia 2 após o dia do lixo
Terça – Dia 3 após o dia do lixo
Quarta – Dia 4 após o dia do lixo
Quinta – Dia 5 após o dia do lixo
Sexta – Dia 6 após o dia do lixo: Aqui você já pode ter um novo dia de folga como recompensa por ter ficado na linha os 5 dias direitinho ou pode esperar até o dia seguinte caso queira fazer sempre no mesmo dia da semana, no sábado neste caso.
O intervalo de 5 dias é importante para que o seu corpo tenha tempo suficiente para acessar as reservas de gorduras estocadas, pois nestes 5 dias você não estará comendo carboidratos inúteis que bloqueiam o acesso, assim a gordura passará a ser utilizada como combustível.
Mas e se eu precisar ir em um evento social como um aniversário, confraternização ou coisa do tipo dentro desse intervalo de 5 dias?
Relaxa, sem estresse… Se um deslize for necessário, sem problemas! Não se condene por isso, você já sabe que no dia seguinte o seu cardápio voltará ao normal. Tente evitar ao máximo comer porcarias neste intervalo de 5 dias, mas se for preciso tudo bem, ainda assim seu corpo será capaz de continuar acessando as reservas de gordura, mas lembre-se que o segredo do sucesso é a moderação! 😉
›A Ressaca Do Pão De Alho Pós Dia Do Lixo
Quando este artigo já estava praticamente finalizado resolvi escrever este tópico sobre “a ressaca do pão de alho” pois achei uma situação interessante…
Há algum tempo vinha moderando severamente as doses de trigo consumidas nos dias de folga, este final de semana resolvi enfiar a cara no carboidrato maldito! O resultado?
Me senti mal como não me sentia há muito tempo, veja os sintomas do dia seguinte após o porre de glúten: dor de cabeça chata o dia todo, confusão na barriga e algumas idas ao banheiro, corpo dolorido, cansaço, muito sono, vontade de não fazer nada e ficar só deitado. Totalmente “lesado”… à vontade de dormir ficou forte e aparência super baqueada.
Eu nem comi tanta coisa assim com trigo comparado ao que comia antigamente, antes de eliminar o trigo das minhas refeições comia quantidades maiores e não percebia esse tipo de resultado no meu organismo. Acontece que antes o meu corpo já estava bastante acostumado ao trigo e acabava nem percebendo o mal que fazia.
Depois que você se acostuma a sentir-se ótimo seu organismo fica muito mais sensível e reage de forma bem mais perceptível aos malefícios ocasionados pelas porcarias dos dias de folga, em especial o trigo!
Para entender porque o trigo é tão ruim para nossa saúde e emagrecimento, recomendo fortemente que leia este artigo sobre o trigo: Trigo e Censura: Papo De Mel Gibson?
Resolvi comentar este episódio para que você entenda uma coisa: com o tempo é possível perceber através dos dias de folga como seu corpo ficava mal e sofria efeitos colaterais por comer porcarias, e você se quer percebia isso!
No final das contas essa situação até ajuda pois à vontade de comer certos alimentos diminui bastante até mesmo no dia do lixo, quando você se lembra de como vai ficar no dia seguinte acaba nem fazendo muita questão de consumi-los.
›Recapitulando
1º – Falamos de como a indústria dos games sabe fazer com que as pessoas se mantenham concentradas nos objetivos do jogo, oferecendo pequenas vitórias a cada fase.
2º – Abordamos como as pequenas vitórias utilizadas pela indústria dos games podem ser utilizadas para a sua paz interior.
3º – Falamos da importância das pequenas vitórias no seu novo estilo de vida e alimentação, alertas importantes sobre como a comida lixo deve ser vista foram feitos ao comparar alcoolismo, tabagismo e obesidade.
4º – Alguns esclarecimentos e dicas importantes para você fazer tudo direitinho foram expostos.
5º – Relatei uma pequena experiência pessoal para que você entenda que o dia do lixo com o tempo se torna menos atraente.
Espero que tenha gostado deste artigo e dessa liberdade de não ter que se privar de tudo pra sempre, afinal de contas, as dietas que restringem as pessoas acabam tendo resultados desastrosos, pois as pessoas voltam a comer tudo de novo desesperadamente após o fim da dieta.
Lembre-se que o Obeso Emagrece defende um estilo de vida e não mais uma dieta maluca da moda! 😉
Se você está iniciando sua mudança de vida e alimentar agora é bem possível que esteja se perguntando se usar o dia do lixo não vai atrapalhar os seus progressos iniciais. Esta é uma dúvida muito comum e muitos me perguntam…
Será que posso começar já aplicando o dia do lixo ou é melhor esperar para ter resultados e depois fazer uso dessa prática?
Pra responder essa dúvida bem comum que surgiu depois que escrevi este artigo, resolvi escrever um outro só para falar desse assunto. Se essa é a sua dúvida também, recomendo fortemente que leia agora mesmo o seguinte artigo…
Dia Do Lixo Para Iniciantes: Atrapalha ou Ajuda?
Agora deixe seu comentário e nos diga:
O dia do lixo é útil pra você? O quê você acha desta prática? Conte-nos um pouco sobre suas experiências e possíveis efeitos colaterais percebidos.
Glauber, acabei de conhecer o seu blog e adorei.
Que bom que podemos usar um dia da semana pra comer algo gostoso, eu nem tenho tantos problemas quanto à controlar quantidade ou escolher o que comer e raramente sofro de compulsão, como sempre vivi sob o cabresto da nutricionista aprendi a ser extremamente rígida comigo mesma, mas cansei porque comigo a tal da reeducação alimentar não funciona. Nos dias de lixo penso em no lugar de comprar um pote de sorvete de chocolate cheio de corante e aditivos, fazer o meu sorvete em casa, precisaria de umas colherinhas de um pouquinho de química, mas menos mal, né?
E por curiosidade pura, você perdeu esses vinte quilos em quanto tempo? Você se mantém ou ainda pretende perder mais? Precisar de verdade, preciso perder mais ou menos 25-30 quilos, mas se eu conseguir mais de trinta vai ser sucesso! :3 rs
Beijos, e sucesso.
Ei Lais! Que bom que gostou do site…
Você tem razão, realmente é bem melhor
preparar nossa própria comida, até mesmo
se for a comida do dia do lixo como o sorvete
por exemplo! =)
Atualmente eu tenho preferido práticas desse
tipo também nos meus dias de folga. Dessa
forma o dia do lixo nem fica sendo tão lixo assim! heheh
Em relação ao meu peso perdido: eu perdi num prazo de
aproximadamente 5 meses, mas isso varia muito de pessoa
para pessoa e de acordo com tipo corpóreo, Em algumas
pessoas é mais rápido e em outras é mais demorado mesmo.
Eu mantenho o peso e estou muito satisfeito! Eu penso em
aumentar a massa muscular, mas perder peso mais eu não
penso não! =)
Espero que alcance seus objetivos Lais…
Abraço e Sucesso! 😉
Glauber, saudações e parabéns pelo trabalho. Conheci seu site a partir da tua entrevista p Rodrigo (mojo ja). Minha pergunta é. ..e a tal cetoadaptação e suas vantagens como ausência de fome como ficam com um dia de lixo por semana?
Sigo Atkins e ja emagreci 20 kg tb….ainda tenho peso a perder.
Grata. Abraço
Olá Samantha, muito Obrigado! =) Quanto a ceto adaptação, eu acredito que um dia de folga não seja suficiente para que o seu corpo “desaprenda” a utilizar gordura como fonte de combustível primária. Tendo em vista que o processo de ceto adaptação pode levar até 6 semanas, imagino que sair desse estado demore mais que um simples dia comendo o que se tem vontade e “não pode”. No dia seguinte é possível sim que a fome bata mais forte, nesses casos eu sempre volto a comer os alimentos “permitidos” e a vida volta ao normal, um bom café com manteiga é sempre bom para sentir a boa e velha sensação de saciedade sem se sentir pesado, assim a fome extra vai embora rapidinho. Pra mim sempre funciona! 😉
Oi Glauber, conheci seu blog hoje e adorei, texto simples e muito bom de ler… Uma dúvida sobre o dia do lixo é sobr as quantidades, você se preocupa com isso, como por exemplo quando você diz que toma uma cervejinha na sexta a noite, é uma cervejinha mesmo ou às vezes é uma caixa de cerveja? rs
Hey Sher, muito obrigado! =) Pois então, quanto as quantidades eu não me preocupo muito não. É um dia pra comer sem culpa e sem preocupações. Não é difícil não que uma cervejinha se transforme em uma caixa… hehehhe Abraço!
Oi Glauber, parabéns pelo blog…. Te achei lá no blog do Doutor Souto. Adorei a postagem sobre o dia do lixo, mas pra mim não serve mais como recompensa : na primeira vez tive diarreia severa e no outro dia prisão de ventre. Parei…. rs
Hey Isabela! Obrigado pelo feedback, que bom que gostou do post! Pois é… O dia do lixo é muito bom pra quem ta começando, mas depois de um tempo muitas pessoas relatam sintomas mais severos mesmo. Vai do organismo de cada um, mas acho essa liberdade fundamental pra não espantar os novatos nesse estilo de alimentação que seguimos… Abraço! 😉