Muitos querem perder peso achando que isso é emagrecer e utilizam apenas a BALANÇA para medirem seus resultados.
Você comete esse ERRO também!?
Se respondeu sim, então você realmente está avaliando de um jeito muito ruim os seus resultados no emagrecimento.
Se respondeu não, então você já está um pouco mais avançado, mas talvez ainda esteja preso na armadilha (“tentação”) de se pesar todo dia esperando ver resultados melhores nos ponteiros da balança.
Mas independente do seu caso, o que você precisa é entender de uma vez por todas quais são as melhores formas de acompanhar o seu progresso e a sua evolução corporal em um processo de emagrecimento definitivo.
Para tanto, gravei uma vídeo aula absolutamente completa que você pode conferir dando o play logo abaixo…
Ou se preferir, role a página e leia a versão em texto! ?
IMPORTANTE: essa vídeo aula é um material PREMIUM que faz parte do meu treinamento completo, mas eu resolvi liberar esse vídeo de forma 100% gratuita porque o meu objetivo real é ajudar o máximo de pessoas que sofrem com excesso de peso e obesidade. Portanto, me ajude nessa missão e compartilhe este vídeo com as pessoas que você se importa.
https://vimeo.com/297749389
* Se o botão acima não funcionar, clique AQUI para fazer sua inscrição no curso completo.
Quer assistir mais aulas como esta? Então clique no link abaixo:
Transcrição do Vídeo:
Perder peso NÃO é igual a emagrecer!
Você ainda comete esse erro?
De acreditar que é a mesma coisa…
Veja bem! Medir seus resultados apenas pelos números da balança é como tentar dirigir em uma cidade desconhecida sem um GPS.
Ou seja, você até pode chegar aonde deseja, mas as chances de ficar perdido e demorar muito mais tempo para alcançar seu destino final serão bem maiores.
E isso acaba deixando a manutenção do foco e consistência do seu emagrecimento (ou do seu novo estilo de vida) bem mais difícil do que precisa ser!
Olá eu me chamo Glauber Silva, sou o fundador do blog obesoemagrece.com, do aplicativo web mensure.me e o seu instrutor aqui no curso Mente & Corpo Leve em 5 Etapas!
Na aula de hoje nós vamos aprender qual é a melhor vacina contra auto sabotagem que previne a perda de FOCO constante e ajuda você a MANTER seus resultados para sempre.
Além de entender de uma vez por todas porque a balança não é a melhor forma de se avaliar os seus resultados durante o processo de emagrecimento, ainda mais quando se tem pouco peso para perder.
Eu decidi gravar este vídeo porque eu recebo diariamente dezenas de mensagens parecidas com essas:
1 – “Glauber, socorro! Meu peso subiu 2kg desde semana passada e eu não fiz nada de diferente essa semana. Na verdade, até comi menos!”
2 – “Comecei a seguir suas dicas e emagreci 3kg na primeira semana. Mas não sei se estou fazendo algo errado, pois agora, ao invés de emagrecer estou engordando.”
3 – “Não sei o que estou fazendo de errado… Na primeira semana eliminei 1.5kg, mas nas outras eliminei apenas 300g. Depois disso até já aconteceu de eliminar 700g em uma semana e nada nas outras.”
4 – “Um mês e só emagreci um quilo. Não sei onde estou errando! Estou bastante triste, pois todo mundo consegue, menos eu.”
Se você se identificou com uma ou mais de uma dessas mensagens, então você precisa assistir este vídeo com muita atenção agora mesmo.
Pois, na verdade, é bem possível que você esteja tendo resultados significativos, mas nem esteja percebendo esses resultados por conta dessa obsessão com os números da balança.
Essa preocupação excessiva pode estar sabotando o seu sucesso no emagrecimento.
Afinal de contas, se você fica desmotivado com seus resultados, fica difícil manter o foco e a consistência durante o processo de emagrecimento.
E isso acaba quebrando um MITO que muitos ainda acreditam…
Que é o seguinte: a maioria das pessoas pensa que a manutenção é um pilar do emagrecimento definitivo que deve ser pensado apenas depois que se emagrece.
Mas a verdade é que você deve pensar em manutenção desde o primeiro dia do seu projeto de emagrecimento.
Digo isso porque manutenção não diz respeito apenas aos resultados de emagrecimento que você conquista. Na verdade, é muito mais importante manter um planejamento e uma rotina adequada, pois é isso que fará você emagrecer.
Não adianta comer ou treinar certo apenas durante 1 mês e passar o resto do ano sem fazer nada. Por isso que manter o foco e a consistência é algo fundamental para ser ter sucesso em um projeto emagrecimento sustentável a longo prazo.
Como a balança pode sabotar o seu foco e consistência para emagrecer
Sei como pode ser desmotivante manter um plano de exercícios e alimentação mais saudável sem ao menos perceber resultados.
Eu me lembro até hoje de como eu ficava triste e chateado quando subia na balança depois de semanas de restrição calórica e esforços intensos durante os exercícios aeróbicos de longa duração que eu costumava fazer.
Era muito triste ver uma diferença de apenas alguns gramas na balança e era pior ainda quando o peso aumentava em relação ao peso da semana anterior.
É uma sensação horrível, como se você tivesse jogado horas de esforço no lixo!
Então tentava mais algumas semanas, mas essa falta de resultados na balança geralmente continuava e isso acabava me indicando que não estava valendo a pena continuar na rotina de alimentação restritiva e exercícios longos e desgastantes.
Resultado: acabava desistindo e muitas vezes achava que o problema era comigo ou era da minha genética mesmo ser gordo e não tinha nada que eu pudesse fazer.
Inclusive em dado momento da minha vida, eu cheguei a desistir de emagrecer e passei a entrar naquela onda de pensamento que me fez acreditar que era da minha genética mesmo ter excesso de peso e teria que me conformar com isso. Foi justamente nessa época que eu mais engordei e foi justamente nessa época que os problemas de saúde e falta de energia relacionados a esse excesso de peso mais me assombraram.
Então perceba que uma simples balança, quando mal utilizada, pode ser a grande responsável por uma piora da qualidade de vida altamente significativa.
E o grande problema desse foco excessivo nos números da balança é que ele coloca todos nós no mesmo sistema de classificação…
E aí as pessoas começam a buscar o famoso “peso ideal” com base nos resultados de outras pessoas e até mesmo em sistemas de classificação genéricos e pouco confiáveis como por exemplo o famoso IMC que é o índice de massa corpórea.
Para você ter uma ideia, uma pessoa com IMC acima de 30 já é considerada obesa! Eu já cheguei nesse patamar e confesso que quando vi na tabela que eu já tinha saído do sobrepeso e entrado na obesidade, fiquei bem desesperado e triste.
Mas se você pegar um cara muito forte e utilizar o cálculo do IMC é possível que ele também tenha um IMC de uma pessoa obesa.
E você deve concordar comigo que um fisiculturista visivelmente não é uma pessoa obesa, mas sim uma pessoa muito musculosa.
Claro que esse é um exemplo extremo, mas ele é muito bom para demonstrar porque o peso não é uma medida perfeita de emagrecimento.
Afinal de contas, o IMC é um resultado obtido através da divisão do seu peso pelo valor da sua altura ao quadrado.
Então perceba que utilizar o peso ou IMC como medidas únicas de acompanhamento de resultados possui uma limitação de precisão bem grande.
Logo, emagrecer não é a mesma coisa que perder peso!
Na verdade, é possível que você emagreça e ainda assim continue com o mesmo peso que tinha antes ou até mesmo mais do que antes.
Sim é isso mesmo! Você pode ficar magro ao ganhar mais peso.
Isso acontece porque o espaço que 2kg de gordura ocupam no seu corpo é diferente do espaço que 2kg de músculo ocupam no seu corpo.
Ou seja, avaliar a sua composição corporal é muito mais importante do que avaliar unicamente o seu peso na balança ou o seu IMC.
Veja por exemplo o exemplo o caso dessa menina que eu encontrei pesquisando no google e perceba que visivelmente ela emagreceu e mudou o corpo para uma forma mais atlética, mas ainda assim ela manteve o mesmo peso que antes.
Também encontrei uma reportagem que mostrava a transformação da Penélope, uma ex apresentadora da MTV, que também trocou gordura por músculos, emagreceu e continuou com o mesmo peso.
Por isso que focar apenas no peso ou no IMC é um dos maiores erros que você pode cometer ao avaliar o seu sucesso durante um processo de emagrecimento.
Principalmente se você faz exercícios de força regularmente e o seu tipo corpóreo predominante é do tipo endomorfo, ou seja, aquele tipo de corpo que tem dificuldade maior de emagrecer, mas também possui maior facilidade de ganhar músculos.
O problema é que muitas vezes esse músculo fica encoberto pelo excesso de gordura e fica difícil perceber as mudanças corporais rapidamente. Ou seja, é preciso ter mais paciência para se perceber os resultados!
E esse é o tipo de corpo predominante em BOA parte dos gordinhos…
Está gostando deste artigo?
Então você vai gostar ainda mais da nossa série especial em vídeo...Exatamente por isso que é possível que você esteja tendo resultados SIM e realmente esteja trocando gordura por músculos, mas não esteja percebendo isso simplesmente porque as suas ferramentas de mensuração de resultadas são fracas e imprecisas.
Mas não ache que o seu caso é diferente só porque você não faz musculação!
Na verdade, essa diferença na balança pode acontecer mesmo que você NÃO faça exercícios de força regularmente…
Acontece que o nosso peso pode sofrer uma flutuação diária de até 3kg ou mais, tanto para cima quanto para baixo. Isso acontece com todo mundo, seja por conta da retenção de líquidos, fezes acumuladas, alimentos que nos deixam inchados e tantas outras coisas.
Dessa forma, o que você deve fazer para avaliar os seus resultados além do peso é passar a focar em composição corporal ao invés do peso na balança.
E isso é especialmente útil se você tem pouco peso para perder.
Afinal de contas, se você precisa perder apenas 3kg por conta de algum capricho estética, a própria flutuação diária do peso irá mascarar os seus reais progressos.
Por outro lado, se você precisa perder 30kg, vai ser mais fácil perceber alterações no seu corpo com uma simples balança, mas ainda assim você pode tirar mais vantagem e motivação para continuar seu projeto de emagrecimento ao fazer uso das técnicas de mensuração de resultados que eu vou ensinar agora.
Como medir o seu emagrecimento com mais precisão
Técnica 1: meça o seu % de gordura regularmente (existem vários métodos e equipamentos capazes de fazer estimativas aproximadas do seu percentual de gordura e daqui a pouco eu vou te apresentar o meu favorito)
Técnica 2: use roupas antigas para medir seus progressos, ou seja, aquela camisa que não veste tão bem e passa a vestir depois de uns meses, aquela calça jeans ou vestido que antes nem cabia direito e agora está vestindo melhor e por aí vai.
Técnica 3: tire fotografias regulares (de preferência com a mesma roupa sempre) na mesma posição e avalie a sua evolução física de forma visual.
Certamente essas são as melhores formas de se medir os seus reais progressos durante um processo de emagrecimento, mas descobrir o seu % de gordura pode ser uma tarefa um pouco mais difícil e até mesmo CARA dependendo do método de análise da composição corporal escolhido.
Justamente por isso que o meu método preferido para descobrir o percentual de gordura é o método da marinha americana que utiliza apenas uma fita métrica para obter os resultados!
Ou seja, estamos falando de um método bastante democrático que qualquer um pode usar, basta tirar as medidas corporais que esse método utiliza para fazer os cálculos e aplicar a formula…
A boa notícia é que eu desenvolvi um módulo de evolução corporal no aplicativo web mensure.me que faz tudo isso automaticamente.
Você precisa apenas adicionar uma nova avaliação física e preencher essa nova avaliação física com as medições que você mesmo pode tirar com uma simples fita métrica.
Depois você pode clicar na aba de composição corporal na tela de cadastro de novas avaliações físicas para ver o seu percentual de gordura que é calculado automaticamente pelo nosso aplicativo.
Você também pode cadastrar fotos durante a inserção de suas avaliações físicas.
Mas o mais legal mesmo é que quando você clica em salvar, o mensure.me gera um GIF animado com essas fotos e monta a sua evolução corporal automaticamente unindo em um único GIF todas as técnicas de acompanhamento de resultados que nós aprendemos anteriormente.
Ou seja, a técnica do % de gordura, das fotos e das roupas de comparação já que você pode (e eu recomendo inclusive) tirar as fotos sempre com a mesma roupa. Além do mais você também tem informações mais populares como o peso e o IMC que também são exibidas.
E se isso tudo já não fosse suficiente, você também tem acesso a um super gráfico de evolução que pode te mostrar os seus progressos ao longo do tempo em diversas partes do corpo.
Ou seja, além do seu percentual de gordura, você também pode avaliar a evolução das penas, braços e tantas outras partes que você insere lá na tela de cadastro de novas avaliações físicas.
Com esse gráfico fica muito mais fácil manter o foco e a consistência durante o seu processo de emagrecimento definitivo, pois você sabe exatamente o que está dando resultado e aonde esse resultado está acontecendo mais ou menos.
Sem contar que todos os dias, quando você voltar ao mensure.me para fazer o seu registro diário (que nós aprendemos na aula anterior), você terá contato com a sua pior e melhor forma, pois o GIF de evolução corporal é exibido constantemente na tela inicial do aplicativo.
E eu costumo dizer que esse contato constante com a sua pior e melhor forma funciona como uma vacina contra a auto sabotagem, pois você se lembra constantemente de onde já esteve e porque não pode relaxar. Ou seja, essas fotos funcionam como um estimulo para que você continue firme em sua jornada de maneira focada e consistente a longo prazo.
Essa estratégia também te permite perceber de maneira mais fácil que o peso está longe de ser a variável mais importante durante um processo de mensuração de emagrecimento. Na verdade, é muito mais importante olhar para o espelho e se sentir satisfeito ou satisfeita com o que vê, ao invés de criar uma meta de peso ideal que você tirou da sua cabeça ou de uma tabela generalista que diz o quanto você deve pesar.
Ou seja, estamos falando de liberdade e Mente & Corpo Leves! =)
Lembrando que o mensure.me é um aplicativo web e isso quer dizer que você pode acessar ele a partir de qualquer navegador, seja no computador ou no celular.
Então se você quer controlar melhor seus resultados e ter uma sensação constante de progresso, não deixe de iniciar o seu gráfico de EVOLUÇÃO CORPORAL agora mesmo.
Não perca mais tempo! Pois agora, com essa ferramenta, as coisas ficarão bem mais fáceis…
Afinal, eu desenvolvi esse aplicativo pensando especialmente em facilitar a vida dos alunos aqui do nosso curso.
Mas se você ainda não é aluno PREMIUM do método MCL5, clique AQUI para fazer a sua inscrição e garanta a sua vaga agora mesmo em nosso curso completo! Para que assim você também possa ganhar 1 ANO de acesso a todos os recursos PREMIUM do aplicativo web mensure.me agora mesmo.
Não perca tempo, se você ainda não é aluno PREMIUM, clique no botão abaixo para garantir a sua vaga agora mesmo!
* Se o botão acima não funcionar, clique AQUI para fazer sua inscrição no curso completo.
E se você já é aluno PREMIUM aqui do método MCL5, então você também já ganhou 1 ANO de acesso PREMIUM ao mensure.me quando realizou a sua inscrição em nosso curso completo.
Dessa forma, basta seguir as instruções de acesso ao aplicativo que são disponibilizadas lá na tela inicial de boas vindas da nossa área de membros exclusiva para alunos a qual você já tem acesso.
Bom, agora você já tem conhecimento da melhor e mais adequada ferramenta para emagrecer e avaliar os seus resultados da melhor forma possível. O resto é com você!
Se você ainda não se inscreveu em nosso curso completo, faça isso agora mesmo, pois seguindo o método MCL5 junto do aplicativo web mensure.me você será capaz de ter resultados acima da média.
Sem contar que essa é apenas uma das técnicas de manutenção de resultados e do estilo de vida saudável. Lá dentro do portal exclusivo nós vamos aprender outros truques, principalmente no que diz respeito ao planejamento e manutenção dos seus cardápios, treinos e refeições ao longo das semanas, meses e anos.
Então é isso, te vejo no módulo 5 lá dentro do portal exclusivo para alunos onde daremos continuidade aos assuntos relacionado a manutenção de resultados e também do estilo de vida saudável o qual pretendemos seguir para sempre de agora em diante…
Um abraço e até lá!
Deixe um comentário