Afinal, musculação emagrece ou é preciso primeiro emagrecer para só depois ganhar músculos?
E se fosse possível ter as duas coisas – queima de gordura e ganho de massa muscular – ao mesmo tempo? =)
E se musculação emagrece de verdade, como explicar o ganho de peso que geralmente ocorre quando praticamos esse tipo de exercício físico?
Bom, essas e outras questões serão abordadas no episódio de hoje do pergunte ao profissional, mas uma coisa eu já posso te adiantar: sim! Musculação emagrece.
Mas não SE você comete os 4 erros fatais que o personal trainer Felipe Piacesi irá nos explicar como evitar…
***Logo abaixo, caso prefira, veja a transcrição do vídeo ou a versão em MP3 do mesmo!
» Inscreva-se em nosso CURSO de emagrecimento 100% GRÁTIS!
Basta copiar e colar o código HTML abaixo:
<p style="text-align:center;display:block;"><iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/zKBB5pZK7kU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe><br/><a href="https://obesoemagrece.com/musculacao-emagrece/"><strong>» Clique AQUI para ver a TRANSCRIÇÃO e baixar uma versão em MP3 deste vídeo «</strong></a></p>
⇓
MP3 do vídeo
Clique AQUI ou no botão, logo abaixo, para iniciar o download do MP3 ⇓
» Clique AQUI para baixar todos os episódios!
Transcrição do vídeo
Introdução
Glauber: Musculação emagrece? Essa é a dúvida de hoje do “Pergunte ao Profissional” e o Felipe Piacesi que é personal trainer, vai esclarecer isso pra gente.
É o seguinte: várias pessoas que fazem musculação não desejam emagrecer, mas sim ganhar massa muscular, ganhar força e esculpir o corpo.
Principalmente aquelas pessoas naturalmente magras que possuem maior dificuldade em ganhar peso e massa muscular.
Entretanto, existe uma parcela de pessoas que praticam musculação com a intenção de TAMBÉM queimar gordura e emagrecer.
Sendo assim, eu gostaria que você – Felipe – me respondesse se realmente a prática desse tipo de exercício pode auxiliar no emagrecimento…
Felipe (Personal Trainer): Glauber, dependendo da forma como for feita – ela pode sim! E é um tópico fascinante esse…
Erro #01 – Não treinar em alta intensidade
Felipe (Personal Trainer): Nos primórdios acreditava-se que você tinha que primeiro emagrecer e depois fazer um trabalho para ganhar massa muscular.
Glauber: Sim! Eu mesmo já fiz várias vezes isso daí…
Felipe (Personal Trainer): Aí depois passou a acreditar-se: ok! Musculação pode emagrecer, mas desde que ela seja semelhante ao exercício aeróbico.
Então, por exemplo, as pessoas iam lá e faziam 50 repetições de determinado exercício, rapidamente com pouca carga.
Rapidamente iam para outro exercício, faziam mais 50 repetições e ficavam nesse circuito que se assemelhava a um aeróbio de intensidade moderada.
Porque também acreditava-se que o aeróbio de intensidade moderada, por conta de alguns estudos do metabolismo energético, era o que havia de melhor para emagrecer!
Bom, mas esse conceito caiu. E a musculação é fantástica para emagrecer com MUITA QUALIDADE, mas feita da forma correta!
E o que é a forma correta? É uma musculação de alta intensidade que vai liberar um sinal de hipertrofia significativo. Não pode ser uma musculação de baixa intensidade porque a hipertrofia vai ser baixa.
E também, dentro desse assunto, quando um profissional fala de hipertrofia, principalmente as mulheres, ficam com aquele medo:
Ahhh! Eu não quero ficar grande.
Mas isso não acontece!
As mulheres tem uma capacidade maior de ganhar massa muscular nos membros inferiores – uma massa muscular mais significativa! E menos nos membros superiores. Já acabei de aliviar a consciência de várias mulheres aqui que querem ter uma hipertrofia grande nos membros inferiores e não querem ficar grandes nos membros superiores…
Glauber: Com certeza!
Felipe (Personal Trainer): Mas eu digo que tem que treinar de maneira intensa os membros superiores também! E não vão ficar grandes.
Na verdade (até o Glauber pode disponibilizar uma imagem aí depois pra vocês) a gordura ocupa muito mais espaço!
Então aquela mulher que está com braço grande, que tá preocupada com isso e vai fazer musculação. Ela fica com medo do braço aumentar, mas na verdade ela está com braço grande exatamente porque ela está com muita gordura acumulada naquela região.
E quando você aumenta a massa muscular, você tende a ficar compacto. Ao passo que o aumento da massa muscular, dependendo do seu estado alimentar, ele queima gordura!
Então o que acontece: depois que você fez um treinamento intenso, depois que você liberou um sinal de hipertrofia muscular.
Ela vai criar uma série de problemas no seu organismo que, dependendo do seu estado alimentar, será necessário utilizar suas reservas de gordura para reparar esses problemas e para construir as novas fibras musculares.
Aliás, as novas fibras musculares não, as fibras musculares MAIS FORTES! Que é a chamada hipertrofia. E isso vai queimar muita gordura, altera o metabolismo de repouso. O metabolismo de repouso está diretamente ligado ao emagrecimento sustentável!
Porque o que eu e o Glauber queremos e defendemos é o emagrecimento sustentável. Não é passar fome por 1 mês ou 2 mês, que é o que uma pessoas aguenta fazer, perder 10kg e recuperar 20kg quando não conseguir mais passar fome.
Glauber: O bendito efeito sanfona né!
Felipe (Personal Trainer): É! Pra mim efeito sanfona não é vitória no emagrecimento. A gente vê muito isso e pra você também não é! A gente quer o emagrecimento definitivo e a musculação ajuda muito nisso.
Glauber: Você falou uma coisa que eu achei muito interessante, essa comparação da gordura com músculos. Eu vou colocar na tela quando o pessoal tiver assistindo…
Mas o que eu queria falar disso daí, queria que você falasse. É a questão da galera que faz musculação que tá querendo emagrecer, aí percebe ( pode acontecer!) que ela ganhou peso ao invés de perder.
E aí tem essa diferença de que o peso da gordura é diferente do peso do músculo né!
Erro #02 – Se enganar com os números da balança e não chegar até a falha concêntrica.
Felipe (Personal Trainer): Esse ponto que você tocou é muito importante! Então as pessoas, elas tem que fazer uma avaliação física que seja realmente profissional.
Antes e depois da intervenção. Então, por exemplo…
Ahhh eu não vou fazer a avaliação física…
Na academia ou mesmo uma avaliação física que os médicos tem pedido agora. Aliás, uma avaliação de composição corporal! Por meio do DEXA que é bem precisa pra avaliar o percentual de gordura. Porque elas falam:
Não! Não vou fazer a avaliação agora porque eu tô gordinha. Não, que isso..
Mas é EXTREMAMENTE interessante pra você ver isso que você falou Glauber. Porque as vezes, por exemplo. Vamos fazer um exemplo aqui, uma moça que pese 65kg…
Aí depois de 3 MESES ela olha na balança e tá pesando 64kg e diz:
Pow! Eu só perdi 1kg fazendo musculação…
Então ela passou a pesar 64kg, mas na verdade ela perdeu 3kg de gordura e ganhou 2kg de massa muscular.
Então por isso que dá apenas 1kg na balança! E com esses 2kg de massa muscular, pode ter certeza que teve uma perda de gordura significativa.
Glauber: Entendi! É muito legal falar disso porque o pessoal as vezes acaba mascarando os REAIS PROGRESSOS. Aí fica com aquela impressão de que teve MENOS progresso…
Eu costumo falar sempre também que é legal, se a pessoa não tem condições de fazer uma avaliação física.
Ainda mais uma dessa precisa que você citou e que eles estão pedindo atualmente…
Acho que uma boa forma de perceber isso também é através das FOTOS que a pessoa se prende tanto as balanças as vezes que ela nem avalia outros fatores visíveis né!
Felipe (Personal Trainer): Legal! Se deu uma ótima ideia. Realmente fazer uma foto de antes e depois, ir conferindo a evolução e também as roupas! A cintura na calça, entendeu? E se desligar um pouco dessa questão da balança…
Glauber: Verdade! Então aí a gente pode falar: musculação emagrece SIM, mas vai depender da forma correta que tem que ser feita né Felipe?
Felipe (Personal Trainer): Isso! Feita em alta intensidade. O que é “feita em alta intensidade” Felipe?
Depois vocês podem até me seguir no Instagram o Glauber vai colocar o link – é o @fpiacesi – e eu vou colocar alguns vídeos mostrando o que é a musculação em alta intensidade.
É aquela musculação que busca a chamada falha concêntrica.
É aquele momento onde você tá fazendo a musculação e você não consegue mais prosseguir o exercício. Queima! Treme. Mas é o que a de melhor pra quem busca uma composição corporal bacana.
Glauber: Sim! E aí que a gente vê que muita gente acaba fazendo musculação errado né?
Porque são raras as pessoas que chegam lá! As vezes pedem ajuda: “me dá um leve” – o famoso “dá um leve” e nunca chegam nesse ponto!
Felipe (Personal Trainer): Raríssimas pessoas, são raras as pessoas.
Glauber: E sendo que é esse ponto aí que você tá falando da falha concêntrica que vai proporcionar não só a hipertrofia, mas como emagrecimento também né. É isso mesmo?
Felipe (Personal Trainer): Sim, exatamente! Quanto maior for o sinal de hipertrofia, maior será a queima de gordura.
Associado com uma dieta, preferencialmente, baixa em carboidratos e alta em gorduras saudáveis.
Glauber: Ótimo, sensacional!
Erro #03 – Focar muito em exercícios isolados e pouco em exercícios multiarticulares
Glauber: Mais alguma coisa pra concluir esse tópico Felipe, sobre “musculação emagrece”, alguma coisa que você acha que deva acrescentar ou acha que é isso daí mesmo?
Felipe (Personal Trainer): Optar pelos exercícios multiarticulares né como por exemplo: puxadas, supinos, agachamentos, leg press. São exercícios que envolvem grandes músculos, um gasto energético elevado e uma alteração no metabolismo do pós treino, que é o metabolismo de repouso (que é o principal no emagrecimento) bem significativa.
Glauber: No caso uma alteração do metabolismo pós treino é gerado por esses exercícios?
Felipe (Personal Trainer): Pela intensidade! Para quem treina eu peço que experimente na academia fazer um exercício isolado de bíceps, até preferencialmente unilateral.
E depois faz aquele que se chama “puxada” pra ver como é muito mais desgastante fazer a puxada.
Ou mesmo, por exemplo, a cadeira extensora (que é queridinha de muita gente) e depois faz um leg press. É muito mais intenso e desgastante!
Glauber: Você falou aí e eu lembrei. Tem um tempinho que eu não estou indo a academia, mas eu lembrei aqui agora que quando eu fazia musculação
Quando eu fazia, acho que é “banco scott” né aquele que você senta… ?
Felipe (Personal Trainer): Isso!
Glauber: Eu fazia ele, depois ia fazer o puxada aí, o pulley. Eu sentia bem mais o bíceps, sentia um cansaço, o músculo parecia trabalhar melhor fazendo um exercícios que não é específico para o bíceps. Acho que bate com isso daí que você tá dizendo né?
Felipe (Personal Trainer): Sim, sim! E tem estudo assim (que são muito consistentes) que mostram, por exemplo, que se você quer trabalhar o bíceps você não precisa trabalhar fazendo isolado!
Se você fizer, uma chamada puxada e a remada que aquela embaixo, você já vai estimular suficientemente o seu bíceps.
Glauber: Show de bola!
Felipe (Personal Trainer): Fora que isso entra em uma questão importante também: a maioria das pessoas não entra em uma academia ou não procura fazer um exercício físico…
Por que? Falta de tempo!
Então quando eu era moleque, que eu comecei a fazer musculação. Eu não sabia o que eu estava fazendo e também acho que os professores não sabiam o que eles estavam passando. 12 anos atrás…
Eu ficava na academia 1h30m e lembro que só de bíceps eram 4 exercícios, 4 séries em cada um. Então pensa!
Ainda bem que eu era moleque, não fazia nada da vida.
Agora quem trabalha: é melhor pensar em um treino que dê pra pessoa trabalhar, cuidar da casa e tudo mais.
Glauber: E menos é mais né Felipe?
Felipe (Personal Trainer): Sim!
Glauber: Como a gente falou, o importante é chegar na falha e pra chegar não falha você não precisa de quantidade né, mas sim de QUALIDADE.
Felipe (Personal Trainer): Tocou em um outro ponto importante: pra você treinar intenso, você tem que treinar curto…
Erro #04 – Treinar por longos períodos imaginando que terá mais resultados
Felipe (Personal Trainer): Se você tentar treinar intenso e treinar por muito tempo, provavelmente não será tão intenso!
Mas também vai acontecer uma coisa importante: você vai liberar muito cortisol que é um hormônio maléfico para a nossa composição corporal.
Ele aumenta a retenção de gordura central e impede o aumento da massa muscular. É tudo que nós NÃO queremos!
Então quanto mais se faz exercícios…
Por isso que os exercícios aeróbicos de longa duração são ruins para a composição corporal – pra composição corporal vejam bem!
Glauber: Pra condicionamento é outra coisa né?
Felipe (Personal Trainer): Pro condicionamento podem ser bom, mas o HIIT ainda é melhor!
Para composição corporal é ruim, mas (principalmente) pra cabeça é bom! Libera endorfina…
Então pode ser prescrito, pode ser adequado para certas pessoas, mas pra quem tá buscando melhorar a composição corporal – não são legais!
Então tem que ser curto!
Até 30 minutos de um treino de alta intensidade. Particularmente o meu treino quando dá 15 ou 18 minutos eu já quero ir embora pra casa porque eu coloco intensidade, entendeu? E é isso!
Glauber: Eu acho engraçado, as pessoas, como é que as pessoas te olham “torto” até quando você vai pra academia. Eu lembro que eu ia pra academia e ficava, sei lá, 30 minutos e ia embora! Fazia meu treino lá concentrado e ia embora.
E eu lembro que eu já fui até zoado: “Ahh você é o cara que faz 2 exercícios, 3 exercícios e vai embora. Se tá querendo ter resultado assim como?”
Felipe (Personal Trainer): É! Tem uma camisa que tá muito famosa que o pessoal ta vestindo que diz assim…
“O seu treino é o meu aquecimento!”
Eu falo: “Sim! Graças a Deus. Na verdade, até menos que o seu aquecimento.”
Enquanto você está lá na esteira caminhando 30 minutos, dando uma corridinha. Eu já fiz meu treino e já estou em casa resolvendo os meus problemas.
Glauber: Muito bom, muito bom! É uma forma diferente de pensar em exercício porque muita gente acaba NÃO gostando de exercício por conta dessa coisa que já né de que “é longo, é demorado”.
Felipe (Personal Trainer): É exatamente! A gente vive em uma sociedade que o mais é melhor né?
Então o carro maior é melhor, quanto mais eu passar fome – mais eu vou emagrecer, quanto mais eu treinar – mais eu vou hipertrofiar, quanto mais eu fizer exercício – mais eu vou emagrecer.
E o nosso corpo, ele não funciona assim né!
A gente tem sempre que entender que nada em biologia faz sentido SE não sobre a luz da evolução. E a gente tem respostas evolutivas a essas intervenções: fez mais exercícios, o corpo se torna mais econômico e começa a acumular mais gordura.
Glauber: Então que dizer, essa ideia de “Ahh pra emagrecer precisa ficar lá TANTO TEMPO fazendo musculação ou esteira…”. Acaba fazendo mais mal do que bem né?
Felipe (Personal Trainer): É! Sem dúvidas…
Glauber: Ótimo!
Conclusão – Musculação emagrece?
Glauber: Então a gente pode finalizar esse assunto respondendo essa pergunta…
Musculação emagrece? Sim ela emagrece!
Mas como o Felipe falou, deixou muito bem explicado aí, vai depender da forma de como você vai fazer essa musculação. Você tem que fazer da forma correta: curto e intenso!
Mas aquela antiga ideia, que eu já tive e já fiz quando era mais novo também…
“Ahh primeiro eu vou emagrecer, pra depois ganhar músculos!”
Você vê que não é bem assim! Você pode ter as duas coisas ao mesmo tempo como o Felipe aí bem explicou.
E em menos tempo do que você normalmente faria com o conhecimento convencional.
Então acho que respondemos essa dúvida: musculação emagrece SIM! Mas você precisa fazer da forma correta. Vamos ficando por aqui nesse episódio, espero que você tenha gostado.
Se tiver vendo pelo YouTube, curte aqui embaixo!
Compartilha com seus amigos, ajuda a gente a divulgar essas informações que podem ajudar muita gente que tá pensando que precisa se matar de fazer exercícios pra conseguir ter bons resultados.
Então é isso! Compartilha, ajuda a gente a divulga. Aqui abaixo vai ter as informações do Felipe, se você quiser entrar em contato com ele, o Instagram dele. Ele faz consultoria online também.
Eu vou deixar um link também pro meu site que você pode acessar lá pra baixar um versão em MP3 desse bate papo e de outros episódios do “Pergunte ao Profissional”
É isso! Espero que você tenha gostado, a gente vai ficando por aqui e até o próximo episódio… Valeu! =)
Consultoria online com personal trainer Felipe Piacesi
Bacharel em educação física pela UCB, expert em HIIT e emagrecimento, especialista em musculação e treinamento de força pela UnB. Faz consultoria online, clique AQUI para saber como funciona e solicite sua consultoria agora mesmo!
E também Siga o @fpiacesi no instagram!
⇓
Danilo Curado