Kennedy morto, Experimento Filadelfia, MIB, Illuminati, Reptilianos, Cientologia, Homem na lua, Pearl Harbor, Área 51, Portal, Jesus teve filhos, Lady Di, Bilderberg, Rockfellers, Rothschild, Cidadão Kane, Holocausto Alienígena.
O que é isso Glauber? Está escrevendo o artigo de hoje embriagado?
Calma! Eu estou bem sóbrio e também bastante irritado, mas ao mesmo tempo “feliz” com alguns acontecimentos… Daqui a pouco explico o porque!
Mas vamos voltar aos termos escritos no início do artigo: já ouviu falar de alguma história suspeita ou teoria da conspiração em relação a pelo menos um desses assuntos (Área 51, Homem na Lua, Kennedy Morto, etc)?
Existem inúmeras história de teorias da conspiração para diversos assuntos polêmicos na história da humanidade. Há quem diga que a ida a lua foi uma farsa, a morte de Kennedy também e que os americanos estudam alienígenas da área 51 e tantas outras histórias que muitas vezes são motivo de deboche e risadas!
Meia dúzia de malucos e uma boa dose de criatividade geralmente são suficientes para se criar uma nova teoria da conspiração, ou como eu costumo dizer: um belo de um Papo De Mel Gibson!
Aprendi essa expressão através de uma bela canção do cancioneiro “popular”, acontece que a banda Capiroto in The Shadows tem uma música exatamente com esse título – Papo De Mel Gibson. Escute a música agora mesmo e você terá uma bela aula sobre teorias da conspiração e trollagem aos paranoicos que vivem enxergando símbolos iluminatis até mesmo em cédulas de real.
Mas aonde eu quero chegar com toda essa explicação? Aqui no Obeso Emagrece nós defendemos um olhar crítico e questionador em relação aos conhecimentos impostos e disseminados como verdades absolutas! Isso não é novidade nenhuma para você que é leitor frequente aqui do blog.
Agindo assim, passamos a pensar mais sobre diversos assuntos. Afinal, essa postura nos faz olhar para os fatos e acontecimentos de uma maneira mais duvidosa e nos treina a questionar se as coisas realmente são como aparentam ser… Um exemplo clássico disso que eu estou falando eu apresentei no infográfico/post sobre paradoxo nutricional aonde questionei a famosa frase popular:
Você é o que você come!
Seguindo essa frase ao pé da leta, como a grande maioria faz, é muito fácil de concluir que ao se comer gorduras nos tornamos pessoas gordas, mas você já sabe muito bem da importância das gorduras para quem deseja emagrecer e também já entende muito bem a importância de se questionar certos fatos.
Depois que eu passei a olhar para a comida com essa outra perspectiva e com esse olhar mais crítico, eu acabei ficando mais resistente a certas ideias malucas e armadilhas diárias as quais somos expostos diariamente em relação a outros assuntos além da comida.
Armadilhas essas que podem ser montadas por grandes indústrias e corporações, pela mídia de massa, revistas, jornais e até mesmo sites e blogs encontrados aos montes na internet. Mais do que nunca, pude perceber que é preciso saber aonde pesquisar e saber interpretar o que se lê e o que se assiste!
Entretanto, por trás de quase tudo que é amplamente divulgado, como melhor prática a ser seguida, existe alguém lucrando muito e quando esse “alguém” é ameaçado então esse alguém toma providências para manter o império funcionando em plenitude. O que abre margem para novas teorias da conspiração….
Sempre surge alguém que vai perceber a situação e “inventar” o papo de Mel Gibson do momento! Ou seja, pode até parecer papo de maluco e não ser levado muito a sério a primeiro momento, mas se você olhar com atenção, até que faz sentido…
É igual quando alguém fala que a indústria farmacêutica tem a cura do câncer e da aids, mas não divulga a cura para continuar lucrando com o sofrimento das pessoas. A primeiro momento parece um absurdo e muitos podem até rir e falar que é maluquice, mas se você assistiu o filme “O Jardineiro Fiel” que tem um roteiro brilhante e explora muito bem teorias da conspiração envolvendo a indústria farmacêutica, então você pode até começar a pensar que faz sentido toda essa maluquice.
E quando você começa estudar mais afundo sobre certos assuntos envolvendo alimentação, percebe que muitos dos problemas de excesso de peso e saúde poderiam ser resolvidos com simples hábitos alimentares. Entretanto, existem indústrias muito poderosas que teriam seus lucros reduzidos! Afinal, se você se alimenta bem e evita problemas de saúde, sobrepeso e obesidade então a indústria alimentícia, a indústria farmacêutica e a indústria do emagrecimento passam a ter seus lucros reduzidos porque você passa a comprar menos os seus produtos “milagrosos”… É como diria aquela outra música dos Engenheiros Do Hawaii:
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra foraCorrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocinaEles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar…
Para escutar a música inteira basta CLICAR AQUI e acompanhar a letra! Prometo que a letra dessa música fará mais sentido que a da primeira que eu apresentei aqui hoje! 😉 hehehe
›A Indústria do Trigo
Mas vamos seguir com a nossa linha de raciocínio. Em julho deste ano (2014) a capa da revista super interessante foi essa:
Mesmo sendo da editora Abril, que pode ser alvo de muitas críticas negativas, eu achei a capa linda! E também uma ótima forma de levantar questionamentos importantes na cabeça daquelas pessoas que curtem as dicas da revista Boa Forma.. 😉 O Hilton Souza do site paleo diário fez o enorme favor de disponibilizar a matéria toda na íntegra lá no site dele, se você quiser ler a matéria na integra bata CLICAR AQUI e conferir!
Bom, eu achei a capa linda e muito verdadeira! Mas você sabe quem não gostou nada dessa capa? A indústria alimentícia, é claro! Mais precisamente a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima). O presidente da Abima enviou uma carta para a revista Super Interessante demonstrando sua insatisfação com a capa da revista, reproduzo aqui o post do Facebook que a própria revista Super Interessante fez:
Revista SuperinteressanteA capa da edição de julho da Super não repercutiu bem na Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão e Bolo Industrializados. Pudera: retratamos o ganha-pão deles (que no caso é pão mesmo) como se fosse um bicho peçonhento. Em respeito ao direito de resposta, divulgamos abaixo a carta de Claudio Zanão, presidente da Abima.
“A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), entidade que representa os fabricantes em todo o Brasil, vem por meio desta, se posicionar sobre a matéria “A verdade sobre o glúten”, veiculada na edição de julho de 2014 da Revista Superinteressante.O conteúdo da reportagem pontua de forma clara as particularidades e necessidades da ingestão do glúten. A ilustração da capa, no entanto, impacta negativamente a imagem das massas, ao apresentar o macarrão como algo altamente tóxico.
O símbolo utilizado na capa da revista – uma caveira com as tíbias cruzadas – é um alerta reconhecido universalmente para substâncias ou preparações que, por contato, ingestão ou inalação implicam riscos graves, agudos ou crônicos e mesmo a morte. Esta não é uma característica do macarrão, que é apontado como essencial para a dieta humana. A imagem, portanto, induz o leitor ao erro.
Vale ressaltar ainda que a recomendação indiscriminada para restrição do nutriente não encontra embasamento científico. A indicação para a não ingestão do glúten é feita somente aos pacientes com doença celíaca, dermatite herpetiforme, alergia ou sensibilidade ao glúten, que correspondem a apenas 1% da população mundial. Esse diagnóstico clínico é de competência exclusiva do médico.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos e aproveitamos para informar que em nosso site (www.abima.com.br) estão disponíveis diversas informações sobre os benefícios dos produtos derivados do trigo.
Atenciosamente,
Claudio Zanão”A Revista Superinteressante reafirma seu compromisso com a informação correta e com a multiplicidade de visões. Estamos cientes que apenas os pacientes de doença cilíaca têm, hoje em dia, indicação médica de restringir o nutriente. Mas o texto fala da discussão, atualmente em curso, sobre efeitos nocivos ainda pouco compreendidos do glúten para o restante da população. Temos consciência de que essa discussão está longe de ser decidida, mas julgamos que é do interesse do nosso público saber sobre ela.
Para visualizar o post feito pela revista no facebook, CLIQUE AQUI!
Está gostando deste artigo?
Então você vai gostar ainda mais da nossa série especial em vídeo...
Mas o Cardiologista americano Dr. William Davis, autor do excelente livro best seller intitulado “Barriga De Trigo” não concorda nenhum pouco com o presidente da Abima, veja esse trecho do livro que reproduzo abaixo:
O ministério da Saúde Adverte: O consumo de trigo, em todas as suas formas, representa grave ameaça para a saúde. Em junho de 2010, a FDA emitiu uma portaria que exigia da indústria do fumo a remoção das descrições enganosas “ light ”, “Suave” e “baixo teor” dos maços de cigarros, já que todos esses tipos de cigarro são exatamente tão nocivos quanto qualquer outro tipo.
Não seria interessante ver uma portaria similar que ressaltasse que trigo é trigo, não importa se for “integral”, “multigrãos” ou “rico em fibras”? Vamos refletir sobre isso: o trigo provoca a doença celíaca e/ou a intolerância ao glúten imunomediada, que são subdiagnosticadas (ou seja, esses problemas na maioria das vezes passam despercebidos) numa proporção incrivelmente alta, já que apenas 10% dos celíacos sabem que têm a doença.
Isso deixa os 90% restantes na ignorância. O câncer não é um resultado raro nesse caso. Sim, de fato, o trigo causa câncer. E costuma causar câncer naqueles que nem desconfiam de nada. Pelo menos quando se pratica BungeeJumping , saltando de uma ponte para ficar pendurado na ponta de uma corda de 60 metros de extensão, você sabe que está fazendo uma maluquice. Mas comer os supostos “grãos integrais saudáveis”… quem iria imaginar que isso faria bumgeejumping parecer um jogo de amarelinha?
Recentemente o excelente site Diet Doctor mantido pelo médico sueco Andreas Eenfeldt publicou o seguinte artigo a respeito dessa polêmica do trigo e o famoso livro de William Davis:
O trigo de hoje em dia não é o mesmo trigo que sua avó comia quando era jovem. Nem perto disso.
O trigo de hoje foi muito modificado geneticamente para crescer mais rápido e proporcionar um maior rendimento de trigo por hectare. Mais comida aos pobres morrendo de fome foi uma bênção, mas pode haver desvantagens com este trigo super moderno?
Pode ser ruim para a nossa saúde? Pode, por exemplo, levar a problemas digestivos graves para muitas pessoas?
O cardiologista William Davis argumentou isso em seu livro best-seller “Barriga de Trigo”. Davis foi criticado por supostamente exagerar o apoio científico das suas teorias – o que ele fez realmente. Mas a falta de uma boa prova não significa que sua teoria está incorreta.
Um novo estudo de alta qualidade, publicado no British Journal of Nutrition, testa uma das especulações Dr. Davis, com resultados surpreendentes.
O estudo
No estudo, os vinte participantes com problemas digestivos comuns (IBS) foram colocados em duas dietas diferentes, durante seis semanas cada um:
- Produtos derivados do trigo moderno (por exemplo, o pão)
- Produtos idênticos, mas feitos a partir de uma antiga variedade de trigo, que não sofreu as mudanças genéticas.
Os participantes não sabiam qual trigo estavam comendo e a ordem em que foram selecionados para consumir cada dieta foi randomizada. Nem mesmo os próprios pesquisadores sabiam qual dieta que cada grupo de pessoas consumiu durante o período (um estudo duplo-cego). Portanto, este é um estudo de alta qualidade, um ensaio duplo-cego cruzado e randomizado, onde asdiferenças potenciais devem ser causadas pelo próprio trigo e não causada pela imaginação ou expectativas.
A diferença foi nítida. Quando os participantes com problemas digestivos consumiram o trigo moderno eles se sentiram como de costume, eles sofreram de seus problemas digestivos habituais. Mas, quando eles comeram o trigo antigo durante seis semanas seus sintomas melhoraram com significativamente: menos dor abdominal, inchaço abdominal e uma melhor qualidade de vida.
As melhoras foram tão grandes que dificilmente poderia ser uma coincidência. Além disso, a redução dos níveis de substâncias inflamatórias no sangue foi constatada nas pessoas que evitaram o trigo moderno.
Em conclusão, Dr. Davis parece estar certo, em pelo menos um ponto: o trigo moderno parece ser puro veneno para pessoas com problemas digestivos comuns. Pode também ser um problema para pessoas com doenças inflamatórias (artrite, asma, eczema).
Você já notou qualquer diferença ao evitar o trigo?
PS
Você pode obter o trigo antigo? Não, pelo menos não nos supermercados.
E se você ainda não entende como o trigo mutante pode ser um veneno pra você, escute (ou assista) agora mesmo este SENSACIONAL podcast/videocast com Rodrigo Kherlakian e o Dr. Souto explicando em DETALHES como o glúten pode ser um enorme problema não só para o seu processo de emagrecimento, mas também para a sua saúde geral!
Como você pode perceber, existe SIM base o suficiente para se temer o trigo, mas a melhor prova é você mesmo quem pode tirar: se você ainda consome trigo e glúten regularmente, faça um teste! No podcast, o Dr. Souto sugere que se experimente ficar 30 dias sem o trigo e o glúten. Se você não sentir nenhuma melhoria (o que eu duvido muito!) nesse período de 30 dias, então volte aos hábitos antigos, você não tem nada a perder!
Muito pelo contrário: você só tem a ganhar! É exatamente por isso que a indústria alimentícia está tão preocupada com publicações recentes (em diversos meios de comunicação) condenando o trigo e o glúten! O trigo moderno é MUITO barato para se produzir e proporciona um lucro absurdo! O problema é que muitas vezes o interesse das indústrias acaba influenciando no trabalho de profissionais que podem fazer a diferença… Entenda melhor o que estou querendo dizer com isso:
Desde 05/12/2011 o CRN-3ª Região (Conselho Regional de Nutricionistas de SP e MS) proíbe que nutricionistas recomendem a retirada do glúten da dieta em casos que o paciente não apresenta diagnóstico médico! O que é um ABSURDO!!!!! Seria a mesma coisa que não recomendar que uma pessoa pare de fumar, a não ser que ela apresente laudo médico comprovando que tem câncer de pulmão… Uma decisão tão surreal quanto essa me leva de novo a pensar sobre teorias da conspiração e papo de Mel Gibson!
E o pior de tudo: o (a) nutricionista que desrespeitar essas recomendações corre o risco de ser penalizado:
O descumprimento dessa diretriz oferece indícios de infringência ao Código de Ética do Nutricionista por desrespeito ao Princípio Fundamental explicitado no seu artigo 1º e pelo descumprimento do artigo 6º, inciso VI, sujeitando os infratores a Processo Disciplinar e às penalidades previstas na legislação.
Para visualizar o parecer completo, basta CLICAR AQUI e ficar chocado com tantos absurdos. Eu não consigo parar de pensar como essa decisão do CRN-3ª demonstra claramente como o órgão está mais preocupada em defender interesses de grandes corporações do que realmente preocupado com a saúde das pessoas… Isso é ASSUSTADOR!
Veja que o próprio conselho que deveria regulamentar e garantir ao profissional que trabalhasse com liberdade, acaba atrapalhando e se demonstra como um ótimo funcionário (com grande poder de influência) das indústrias.
Eu tinha pensado em escrever sobre esse assunto há algumas semanas atrás, mas ainda estava meio pensativo sobre como abordar o assunto sem parecer aquele cara maluco (tipo o Mel Gibson no filme Teoria da Conspiração) que vive falando de planos de grandes players do mercado. Mas essa semana (data em que escrevo: 03/09/2014) aconteceu algo EXTREMAMENTE ESTRANHO!
2 grupos do Facebook (Cada um com aproximadamente 14 mil pessoas) sobre dieta paleo e low carb – Se você não sabe: o conteúdo do Obeso Emagrece se baseia fortemente nesse estilo de vida e alimentação que é a dieta paleo, mesmo que eu não aborde diretamente por esse nome, para não assustar as pessoas a primeiro momento. Na verdade, eu nem gosto da palavra dieta, mas enfim!
O fato é: o Facebook removeu dois grupos extremamente ATIVOS aonde aconteciam discussões em ALTO NÍVEL sem dar um aviso prévio ou justificativa se quer para os moderadores do grupo. Realmente muito triste, pois lá tinha BASTANTE conteúdo de qualidade! E o mais estranho ainda, no mesmo dia o Facebook bloqueou todos os links do blog do Dr. Souto, que é a maior referência no brasil em relação a dieta paleo e low carb – Dr. Souto = MITO! Veja o que acontece quando você tenta postar no Facebook algum conteúdo do blog do Dr. Souto:

Facebook – Bloqueio Do Blog lowcarb-paleo.blogspot.com
E o pior de tudo! Como o Facebook é um site muito grande e famoso, quando algum conteúdo é sinalizado como inseguro, logo as bases de dados dos anti-vírus (que se atualizam constantemente) logo são notificadas de possíveis links inseguros – o que eu imagino que seja prejudicial a médio/longo prazo até mesmo nas buscas do google por conteúdos relacionados ao blog do Dr. Souto! Veja a mensagem que um antivírus bem famoso (McAfee) está exibindo quando o usuário tenta acessar o blog do Dr. Souto:

McAfee – Bloqueio Do Blog lowcarb-paleo.blogspot.com
Isso é um grande problema! Pois pode diminuir, e muito, o alcance dos conteúdos para quem está pesquisando sobre informações REALMENTE corretas e pode fazer com que os desavisados não acessem o excelente blog do Dr. Souto por ficarem com medo de estarem entrando em local inseguro! Portanto, divulguem essas informações e ajudem quem realmente está interessado em cuidar da saúde e receber informações corretas, de qualidade e com forte embasamento científico! 😉
Esses fatos estranhos acontecendo simultaneamente nos levam novamente a pensar em teoria da conspiração e Papo de Mel Gibson! E se você quiser estimular um pouco mais a paranoia e pensar um pouquinho além, irá perceber que o Facebook é uma das maiores plataformas de anúncio online do mundo e que existem GIGANTESCOS anunciantes do ramo alimentício com enorme poder monetário. Poder esse, que eu imagino ser o suficiente para influenciar essa censura injustificável pela qual os grupos sobre dieta paleo low carb e o blog do Dr. Souto estão sofrendo! Mas essa é apenas uma hipótese “maluca”, não dá pra saber ao certo o que aconteceu… Vamos aguardar pra ver o que acontece!
Mas se você bem se lembra, lá no início desse artigo (que já está bem grande por sinal) eu disse que estava até me sentindo “feliz” de certa forma por esses acontecimentos e explico agora o porque: com tantas medidas para proteger a divulgação de informações corretas sobre alimentação (seja censurando através do Facebook, impedindo nutricionistas de recomendarem a retirada do glúten ou exigindo retratações em revistas), fica claro que alguma coisa está incomodando “esses caras”.
E isso de certa forma dá um certo gostinho de vitória e estimula a continuação do nosso trabalho e a divulgação de informações que realmente transformam vidas! Alguém com certeza está se sentindo muito incomodado e apelando para diversos recursos sórdidos, mas é só uma questão de tempo até que a poeira não caiba mais embaixo do tapete! 😉
E você o que acha desses atos de censura injustificável? Papo De Mel Gibson ou não?
P.s: Se você quer entender um pouco melhor como “esses caras” estão interessados somente em seus interesse econômicos, então CLIQUE AQUI e assista o excelente documentário “Muito Além Do Peso” que mostra um pouco mais sobre como essa indústria sem escrúpulos visa somente lucros e não poupa nem mesmo crianças!
Novos Grupos No Facebook Sobre o Assunto:
Paleo – Primal – LCHF Saúde & Ciência
Novos Grupos No Google+ Sobre o Assunto:
Glauber, já gostava demais dos teus textos. Depois desse virei fã de carteirinha. Já no inicio falando de reptilianos e illuminati me ganhou, porque eu fui pela mesma linha de raciocínio. Quando vi os grupos censurados eu confesso que fiquei chocada mas com um sorriso imenso no rosto, só pensando que a verdade tá incomodando muito e tá incomodando alguém GRANDE. Não sei se é a indústria farmacêutica, indústria alimentícia, governo ou seja lá o que for, sei que intrigou e pensei em várias teorias, quando abri esse texto notei que havíamos tido as mesmas ideias “malucas” e amei poder ler tudo isso pra me achar menos maluca, porque pra mim tudo isso faz todo sentido do mundo também!
Eu não preciso de remédios ou médicos mais. Uma médica me disse um dia que talvez eu não pudesse ter filhos e hoje, graças à minha alimentação, eu posso. Imagina, que prejuízo ter pessoas saudáveis que sabem o que comem, cortam industrializados e não necessitam de tantas visitas a médicos? Somos poucos, eles não querem popularizar esse conhecimento…
Enfim, parabéns pelo texto! Excelente!
Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o Obeso Emagrece @laurelliepacussich:disqus ! Fiquei muito feliz ao ler tudo que você escreveu…
Sensacional esse seu depoimento em relação a ter filhos e o que a médica disse! A indústria realmente é poderosa, mas essa história de teoria da conspiração e coisas malucas nem é tão absurdo assim… O nome mais aceitável pra essas atrocidades que a indústria faz com a nossa saúde tem nome: “lobby”, esse talvez fosse o nome mais adequado de se falar e parecer menos paranoico! Mas eu tbm não resistir a fazer comparações “malucas” e estimular a criatividade do pessoal! hehehheh
Mas é isso aí, vamos continuar espalhando boas notícias e disseminando conhecimento de qualidade… Mais uma vez agradeço pelos elogios e pelo apoio! 😉
sensacional,amigo!
Muito obrigado Alice… Vindo de você é uma honra! =D
O “Muito Além do Peso” pega leve com a indústria alimentícia se comparado com este artigo do respeitadíssimo New York Times:
http://www.nytimes.com/2013/02/24/magazine/the-extraordinary-science-of-junk-food.html
Caramba Erik! Não conhecia esse artigo… Vou dar uma olhada com mais calma! Parece ser bem completo e explicativo pela rápida olhada que dei! Obrigado por compartilhar… =)