O que é jejum intermitente?
Para responder essa pergunta, primeiro você precisa entender o que é jejum, então vamos as definições da palavra:
-
privação parcial ou total de alimentos, durante um certo tempo.
-
estado de quem não come desde o dia anterior.
Mas e o intermitente, o que significa? Veja as definições da palavra também:
- em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.
Ou seja, jejum intermitente – ou J.I para os mais íntimos – é o ato de ficar sem se alimentar por determinado período ou intervalo específico de tempo.
Existem vários protocolos que podem variar de 16h a 20h ou até mesmo mais do que isso.
Parece bizarro (ou impossível) pra você ficar tanto tempo assim sem comer nada?
Calma!
Essa é a reação normal e esperada de quem nunca escutou falar dessa prática, mas vamos entender porque essa prática tem se tornado tão popular nos últimos anos…
Bom, eu faço jejum intermitente desde 2013 quando emagreci mais de 21kg, mas recentemente muitas pessoas começaram a fazer a mídia começou a dar atenção a essa estratégia alimentar também.
Entretanto, devemos deixar claro que estamos falando de uma estratégia e não uma dieta para emagrecer como boa parte da mídia tem noticiado nos últimos meses desse ano de 2016.
Mas porque a mídia resolveu falar disso agora?
Eu acredito que devido a popularidade das dietas low carb, cetogênica e paleolítica as pessoas começaram a implementar com mais frequência essa estratégia do Jejum intermitente.
Acontece que os praticantes dessas dietas geralmente obtém um controle absurdo da fome e saciedade com o passar do tempo e se torna natural a falta de fome por longos períodos. Muitos inclusive fazer jejuns de mais de 16h e muitas vezes nem percebem, pois simplesmente não sentem fome!
E se você estiver se perguntando se isso é saudável, relaxa, é sim!
Inclusive eu já conversei uns anos atrás com a nutricionista Alice Dalpicolli sobre essa preocupação desnecessária de se comer a cada 3h e nesse bate papo ela explica porque comer a todo momento não faz muito sentido…
Mas o problema é que se você não segue uma de baixo consumo de carboidratos, dificilmente você irá conseguir ficar longos períodos sem se alimentar, pois o alto consumo de carboidratos favorece o ciclo vicioso da fome e faz você querer comer a todo momento.
Ou seja, se você ficou interessado em implementar algum protocolo de J.I, saiba que antes de mais nada é preciso que você já esteja seguindo uma dieta low carb, pois caso contrário será extremamente difícil ou até mesmo impossível para algumas pessoas ficarem tanto tempo assim sem comer.
Afinal de conta, o jejum intermitente (no meu ponto de vista) deve ser algo NATURAL e não forçado…
Então fica a dica! 😉
ATENÇÃO – Leia os avisos importantes logo abaixo…
- Essas foram algumas definições simples e rápidas sobre o que é Jejum Intermitente. Estou preparando um material mais completo e mais detalhado que postarei em breve. Enquanto isso você pode explorar os link recomendados no decorrer deste texto para aprender mais sobre o assunto.
- Se quiser se aprofundar de verdade em dietas low carb, basta clicar AQUI para baixar a sua cópia GRÁTIS do meu livro digital intitulado MCL5 (Mente & Corpo Leve em 5 Etapas) pois nele eu ensino mais detalhes sobre essa forma de se alimentar e também esclareço diversas dúvidas comuns aos iniciantes.
- Caso você esteja em busca de algo ainda mais prático, basta clicar AQUI para baixar GRÁTIS um quadro de alimentos low carb dividido entre as categorias “Coma”, “Modere” e “Evite”, trata-se de um infográfico em ALTA resolução otimizado para impressão em folha do tipo A4, ou seja, ótimo para colar na porta da geladeira ou levar as compras! ?
Se tiver alguma dúvida sobre jejum intermitente, comente abaixo! No artigo completo que estou preparando tentarei te responder da melhor forma possível… =)
E aqueles jejuns curativos de 7 dias aquele sao bem hardcore dizem que emagrece horrores fora que limpa o organismo de todas as toxinas
fiz um mas não limpou todas as toxinas não