• Sobre
  • Curso Completo (MCL5)
  • Comece Aqui!
  • Frases de Motivação
  • Contato
  • Categorias
    • Alimentação
    • Exercícios
    • Emocional
    • Receitas
    • + Categorias

Obeso Emagrece

Curso de Emagrecimento Integragral Otimizado (é GRÁTIS)
Menu Pesquisa
Início » Blog » ALIMENTOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO AJUDAM A EMAGRECER

ALIMENTOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO AJUDAM A EMAGRECER

GLAUBER SILVA publicou este conteúdo em 07/04/2014 | Última Atualização em 06/04/2019 Deixe um comentário

Introdução

Talvez você já tenha ouvido falar, mas você sabe realmente o que significa o conceito de índice glicêmico? É extremamente importante que entenda este conceito para que consiga obter sucesso no processo de emagrecimento!

Já falamos detalhadamente sobre os carboidratos neste infográfico que demonstra o motivo pelo qual engordamos. 

E neste mesmo infográfico falamos rapidamente sobre o conceito de índice glicêmico e a sua importância para quem tem como objetivo a perda de peso e manutenção da saúde.

Hoje vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre este conceito, também veremos algumas dicas para não errar mais na hora das compras e escolha dos alimentos corretos!  

O que é índice glicêmico (I.G)

Emagreça Com Alimentos De Baixo Índice Glicêmico

Emagreça Com Alimentos De Baixo Índice Glicêmico

O índice glicêmico se refere a absorção dos carboidratos após as refeições e pontua os alimentos através de uma escala que vai no máximo até 100 pontos.

A glicose é usada como referência de pontuação máxima, justamente por ser a substância com índice glicêmico mais elevado, 100 pontos. Ou seja, os alimentos variam de 0 a 99 pontos na escala.

Este índice é usado para medir a qualidade do carboidrato consumido, mas não leva em consideração a quantidade de carboidrato ingerido.

Ele tem como objetivo identificar quais alimentos provocam os maiores picos de insulina na corrente sanguínea e consequentemente na curva glicêmica. Mas o que seria a curva glicêmica?

A curva glicêmica é a representação gráfica da forma como o açúcar se apresenta no sangue após a ingestão dos carboidratos. Ela demonstra a velocidade com que o carboidrato é consumido pelas células do sangue.

Por exemplo: quando se come um pão francês, ele imediatamente provoca um aumento drástico nos níveis de glicose (açúcar) no sangue, mas também é consumido muito rapidamente pelo organismo, o que faz com que a queda desses níveis de glicose também ocorra de forma bastante rápida.

Dessa forma é produzida uma necessidade muito grande de voltar a comer e você além de passar a sentir mais fome, passa a sentir essa vontade de comer ainda mais rapidamente.

Para deixar o mais claro possível a explicação de como esse processo acontece em nosso organismo, preparei uma representação gráfica especial para você:

Curva Glicêmica
Curva Glicêmica

Observe que a linha vermelha provoca um enorme pico de glicose na corrente sanguínea, enquanto a linha verde provoca um aumento significativamente menor. Ao mesmo tempo, a linha verde demora mais tempo para descer, fazendo com que o individuo fique saciado por mais tempo.

A maior função do índice glicêmico (I.G) é classificar os carboidratos para que assim possamos evitar os picos, como o representado no gráfico acima pela linha vermelha, e procurar sempre consumir alimentos que favoreçam a situação representada pela linha verde.

Então, lembre-se sempre:

→Quanto maior for o índice glicêmico de um alimento (carboidrato), maior será o seu pico de glicose (açúcar) na corrente sanguínea (linha vermelha). 

e…

→Quanto menor for o índice glicêmico de um alimento (carboidrato), menor será o pico de glicose (açúcar) na corrente sanguínea (linha verde).

Podemos dizer assim que o índice glicêmico é um ótimo marcador de qualidade dos carboidratos para diabéticos que precisam manter a curva glicêmica o mais linear possível. E também para quem deseja perder uns quilinhos extras! 😉

A partir do momento que a sua curva glicêmica mantêm uma certa constância, menos fome você terá e mais constante será o seu peso, pois as chances de desenvolver aquela vontade de comer descontroladamente serão drasticamente reduzidas.

Além disso, o corpo não ficará propenso a estocar gordura caso os níveis de glicose se mantenham estáveis na corrente sanguínea!

Como saber o índice glicêmico de determinado alimento?

Carboidratos Ruins!

Carboidratos Ruins!

Como dito anteriormente, o índice glicêmico avalia somente os carboidratos. Portanto não se preocupe com as proteínas e gorduras e coma despreocupadamente!

Eu sei que parece estranho quando digo para comer gorduras sem esquentar a cabeça, mas o temor a gordura na verdade é um grande mito nutricional que mais atrapalha do que ajuda o processo de emagrecimento.

Para entender melhor como esse mito surgiu, acesse este link para aprender em DETALHES porque as gorduras e proteínas não devem ser motivos de grandes preocupações em sua rotina alimentar diária…

E se você estiver preocupado com essa história de evitar carboidratos, pois escutou a vida toda que eles são importantes para nos darem energia e tudo mais, recomendo fortemente que assista com muita atenção o vídeo abaixo onde eu converso com a nutricionista Alice Dalpicolli justamente sobre esse assunto, veja:

Fique atento com as massas, industrializados, doces e tantas outras fontes de carboidratos encontradas nas prateleiras de supermercado.

Evitando tais alimento também evitamos a caveira do perigo da linha vermelha e consequentemente passamos a ter mais saúde, além de manter nosso corpo em um estado favorável para a queima de gordura.

Também é interessante que tenha cautela no consumo de algumas frutas e também batatas brancas e outros tubérculos mais densos!

Para mais informações você pode sempre visitar a coluna “Coma” da tabela de alimentos disponibilizada juntamente com o Guia Alimentar Saudável.

Seguindo os grupos alimentares do quadro de alimentos, você dificilmente vai errar na hora de escolher o melhor alimento para consumir sem prejudicar seu objetivo de emagrecimento!

Mas se você gosta de informações mais detalhas eu recomendo o site da universidade de Sydney onde você pode consultar o índice glicêmico de milhares de alimentos com alguns cliques apenas, mas antes de tudo devo adverti-lo que o site se encontra em inglês.

Bom, então é isso. Até o próximo artigo! 😉

Gostou deste conteúdo?

Então COMPARTILHE com as pessoas que você se importa!



Método MCL5
Curso de Emagrecimento Integragral Otimizado (é GRÁTIS)
100% online!

Arquivado em: Alimentação

Artigo Anterior [VÍDEO] RECEITA DE PIZZA SAUDÁVEL, FÁCIL E RÁPIDA DE FAZER – ESSA NÃO ENGORDA!
Próximo Artigo COMO PARAR DE PENSAR EM COMIDA O TEMPO TODO – 7 DICAS GARANTIDAS!

Sobre Glauber Silva

Um ex-gordinho que descobriu uma forma não sofrida de emagrecer e após anos de efeito sanfona eliminou mais de 21Kg. Ler Mais »

Posts Relacionados

  • [INFOGRÁFICO] COMO MONTAR O PRATO PERFEITO PARA OTIMIZAR A QUEIMA DE GORDURA?
  • [VÍDEO] SERÁ QUE VOCÊ REALMENTE DEVERIA COMER FRUTAS À VONTADE?
  • [VÍDEO] SERÁ QUE COMER CARBOIDRATOS É ESSENCIAL PARA NOSSA VIDA?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glauber Silva - Descobriu uma forma não sofrida de emagrecer e após anos de efeito sanfona eliminou mais de 21Kg. Ler Mais »

Guia 2.0 Banner CTA
Clique AQUI para conhecer e comprar »
Método MCL5
Curso de Emagrecimento Integragral Otimizado (é GRÁTIS)

Mente & Corpo Leve em 5 Etapas!

Curso Coompleto (MCL5) »

Sigam-me os bons!

© 2023 Obeso Emagrece
Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato