Quem foi que disse que para emagrecer é preciso parar de comer pizza? E se eu te disser que é possível perder peso sem deixar de comer pizza… Não acredita? Então confira essa super dica para entrar em forma de uma vez por todas sem abrir mão desse prato tão popular e gostoso.
Um dos grandes problemas de quem inicia uma mudança alimentar são os hábitos antigos, muitas pessoas sentem dificuldade em mudar radicalmente hábitos alimentares passados. Essas pessoas precisam de alimentos que substituam de forma parecida pratos que passaram a ser “proibidos” pelo cardápio base do novo estilo de vida.
Um prato considerado grande vilão para qualquer pessoa que tenha como objetivo perder peso é a famosa pizza. O grande problema da pizza está em sua massa, mas será que seria possível construir uma pizza com uma massa saudável e que não prejudique o processo de emagrecimento? A resposta é sim!
Para nossa alegria é possível sim, basta substituir a massa da pizza por uma massa com farinhas saudáveis. Uma boa alternativa são as farinhas a base de castanhas, aderi a ideia e tenho feito essa pizza com massa de castanhas praticamente toda final semana, como havia comentado em um post anterior.
Alguns ficaram curiosos e me pediram a receita, então resolvi postar aqui no blog alguns registros que tinha da minha primeira tentativa como “pizzarolo”.Veja a foto da minha primeira pizza:
Após várias pizzas cheguei a conclusão que as melhores castanhas para se fazer a massa são as castanhas do Pará e as castanhas do caju. Têm quem prefira as amêndoas, mas eu recomendaria em primeiro lugar a castanha do Pará e em segundo a castanha do caju.
Aqui na minha cidade a castanha do caju sai em maior vantagem no quesito preço, com 6 reais é possível comprar no supermercado um potinho de 200g de castanha do caju, quantidade suficiente para nossa receita. A castanha do Pará sai entre 7 e 8 reais na mesma quantidade. Prefiro a castanha do Pará porque a massa fica mais durinha e bem saborosa.
Você também pode misturar diferentes castanhas caso esteja sobrando um pouco de cada em casa. A primeira vez que eu fiz usei uma mistura de amêndoas + castanhas do Pará, ficou ótimo! Prefiro usar somente um tipo de castanha no preparo da massa, mas se o que tiver disponível em casa for um pouco de cada uma, sem problemas! Fica muito bom também…
Eu gosto muito de praticidade e acredito que você seja do mesmo jeito, afinal de contas, ficar na cozinha um tempão não é legal. O que eu mais gosto nessa pizza (depois do sabor é claro!) é a praticidade na hora de fazer. Qualquer um pode fazer, afinal, até eu faço! =)
Veja os passos a serem seguidos:
1º – Jogue os 200g de castanha no liquidificador e bata até virar uma farinha (a castanha do Pará é mais chatinha de bater)
2º – Após despejar a farinha proveniente das castanhas em um recipiente, adicione 3 ovos e misture bem
3º – Acrescente uma pitada de sal e uma colher de chá de fermento em pó
4º – Espalhe a massa em uma forma de pizza já untada com manteiga
5º – Coloque o recheio de sua preferência (mussarela, frango, tomate cebola etc. Recomendo FORTEMENTE creme de queijo e bacon, fica ótimo!)
6º – Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta (aqui uso o máximo do forno = 300ºc) , deixe lá por aproximadamente 25 minutos
7º – Tire do forno e coma!
Para facilitar ainda mais o entendimento, fiz um vídeo rápido com o passo a passo da minha primeira tentativa, decidi deixar esse vídeo da primeira tentativa mesmo para que você aprenda com os meus erros de iniciante. Espero que goste!
ATENÇÃO » Caso o YouTube não ative automaticamente a legenda do vídeo, você pode ativa-la manualmente na barra de controles inferior do player.
Fiquei com uma dúvida em relação ao forno, é para pré aquecer no máximo por quanto tempo? E deixo no máximo após levar a pizza ao forno durante os 25 minutos?
Fala Wesley! Eu sempre ligo o forno para pré aquecer no meio da montagem e costumo deixar uns 10 ou 15 minutinhos pré aquecendo na temperatura máxima mesmo, depois coloco a pizza no forno e continuo mantendo a temperatura máxima durante os 25 minutos de preparo também, mas é claro que você pode testar uns tempos diferentes aí no seu forno e ver o que funciona melhor para você… 😉
Testado e aprovado!
Fiz apenas uma alteração, minha massa ficou líquida, então inclui um pouco de farelo de aveia para dar liga.
Para recheio fiz meia atum com cebola e meia peito de peru, brócolis e cream chesse,Ficou ótimo! 🙂
Olá Ana! A massa fica meio liquida mesmo, veja no vídeo aí do artigo como fica… Adicionar aveia não é recomendável não, pois é um cereal! Veja mais informações aqui:
https://obesoemagrece.com/entendendo-como-engordamos/
Abç!
Dá pra fazer sim Andréa! Inclusive eu já fiz e ficou uma delícia tbm… Ela só fica um pouco menos sequinha, mas ainda assim acho mt gostosa! =)
ok !!! obrigada!
Castanhas não são muito calóricas? Quer dizer, apesar dos outros nutrientes muito favoráveis, se eu quero comer algo gostoso porém menos calorico que uma pizza convencional, não daria na mesmo ?
Olá Milena! Calorias não são todas iguais… Se fosse assim comer 100Kcal de sorvete seria igual a comer 100Kcal de brócolis e nós sabemos que não é bem assim! Brócolis tem vários nutrientes além de ser bastante saudável, enquanto sorvete só tem calorias que fazem mal e elevam a glicemia, que é o que realmente engorda! Dá mesma forma eu te digo que as calorias das castanhas não são iguais as do trigo e o percentual de carboidratos muito menos. Calorias não são importantes… Aqui no site nós não recomendamos a preocupação com as calorias mas sim com o índice glicêmico dos alimentos! Para entender um pouco melhor os conceitos aqui do site convido você Milena a explorar um pouco mais os artigos e vídeos que disponibilizo nesse espaço, assim você verá que muitos conceitos apresentados aqui são bem diferentes das dietas convencionais. Veja esse artigo/vídeo em que converso exatamente sobre esse assunto (calorias) com uma nutricionista:
https://obesoemagrece.com/sera-que-e-realmente-necessario-contar-calorias/
Tenho um pacote cheinho de castanha do pará, trouxe de Brasília, vou fazer essa pizza, parece ser muito boa, gostei !!! será que daria p fazer com castanha de caju tb ???
nossa me parece mto boa…vou fazer
Fica muito bom sim Suse! Eu faço com frquência… Vc vai adorar! 😉
Essa pizza é muito muito boa, mas fiz uma coisa diferente na massa. Quando eu terminei de bater no liquidificador achei que a massa era pouco para a minha forma, que não é redonda de pizza, e sim uma forma grandona retangular. Aí pra bater mais castanhas eu tinha que limpar todo o liquidificador e começar tudo de novo, resolvi só aumentar a quantidade de ovos e deu certo, no meu caso foram 5 ovos. Ahhh, minha filha também adorou!
Legal Sher! Aqui usei 3 ovos pq para a forma redonda que uso funciona bem, mas n tem muita regra não. Dá pra adaptar bem, essa receita é bem versátil mesmo. Não dá mais pra reclamar que é difícil de fazer pizza não é mesmo?! ehehhe Que legal que sua filha também gostou, família toda saudável! =)
Glauber, o creme de queijo que você fala é tipo cream chesse?
Exatamente Sher! Outra dica legal… esses dias eu vi no supermercado um pacotinho de requeijão em uma embalagem pronta pra espremer, comprei pra testar e ficou mt bom tbm! =)
Na hora de untar a forma, passa apenas a manteiga?
Isso mesmo Italla! Apenas a manteiga já resolve… Bom apetite! =)
Testada e aprovada, muito saborosa, quando fizer novamente me chama…kkk
Pode deixar Fabrício! =) Se aproveitam da minha nobreza! hahaha
Simplesmente sensacional essa receita! Testada e aprovada! Comer pizza sem elevar demais a insulina parece a glória master. Obrigada por compartilhar.
Que bom que gostou e deu certo a receita Dani! =D Realmente, comer pizza desse jeito é muito bom… Em breve, novas receitas práticas como essa! 😉
adorei a pizza!
Legal! =) Caso já tenha feito alguma versão da pizza, compartilhe com a gente ideias de recheio… 😉