Talvez você já tenha se perguntado…
Como parar de pensar em comida o tempo todo?
Esta é uma pergunta frequentemente feita por pessoas que estão iniciando uma mudança alimentar e não sabem como controlar a chamada compulsão alimentar.
Os motivos podem ser diversos, vamos falar sobre algumas possibilidades e apreender a avaliar se realmente estamos sentindo fome, viciados em determinados tipos de alimentos ou simplesmente confundindo vontade e desejo com necessidade.
Para isso preparei uma lista com 7 dicas garantidas para que você finalmente consiga parar de pensar em comida o tempo todo.
Você vai pensar duas vezes antes de dizer que não consegue parar de pensar em comida. E de quebra vai conquistar paz de espírito e leveza ao entender como é comer para viver e não o contrário.
DICA 1 – LIVRE-SE DE ANTIGOS PARADIGMAS
Se você já acompanha o Obeso Emagrece, sabe muito bem que condenamos fortemente a contagem de calorias ou marcação de pontos para o emagrecimento, seu corpo é mais inteligente do que uma simples conta matemática.
Outra coisa que prejudica muito é o medo das gorduras boas, você deve superar esse antigo hábito e comer sem medo e sem culpa essa excelente fonte de gordura e energia!
Mesmo que você já saiba dessas informações, pode ser que ainda não tenha digerido muito bem essa mudança drástica na forma de pensar em relação a comida e ainda esteja condicionado a seguir antigos costumes.
DICA 2 – NÃO EXISTEM ALIMENTOS PROIBIDOS, LIVRE-SE DESSE PENSAMENTO
Você talvez esteja pensando em comida o tempo todo por estar “proibido” de comer determinados alimentos, geralmente dietas tradicionais são bem restritivas e condenam seres humanos normais que sentem desejo de comer “porcarias”.
Tenha em mente que você é livre e desimpedido para ter seus momentos “trash” sem comprometer seus objetivos de emagrecimento, desde que não abuse e use estratégias adequadas para tanto.
DICA 3 – VOCÊ NÃO PRECISA COMER O TEMPO TODO
Este é outro mito comum em dietas tradicionais que te impede de parar de pensar em comida, você ouviu a vida toda que deve comer de 3 em 3 horas para emagrecer com saúde.
Agora me diga uma coisa, você já viu algum cachorro ou outro animal qualquer na natureza comendo de 3 em 3 horas para manter a forma?
A natureza nos equipou com um mecanismo de controle automático que informa ao nosso corpo quando devemos comer, esse mecanismo se chama fome e funciona muito bem quando seu corpo é abastecido com combustível correto.
Acha que estou exagerando? Assista o vídeo em que converso com a nutricionista Alice Dalpicolli sobre esse assunto:
Sendo assim, pare de se preocupar com horário de comer da mesma forma que você não se preocupa com horário para respirar e coma quando sentir fome.
Não pensando no horário de comer, você automaticamente pensará menos em comida. Fique tranquilo, você não vai morrer de fome assim como não morre de falta de ar! 😉
DICA 4 – ELIMINE OS CARBOIDRATOS RUINS DA SUA ROTINA ALIMENTAR
Os carboidratos densos e refinados são grandes vilões para as pessoas que buscam emagrecimento saudável pois além de favorecerem a estocagem de gordura, também possuem propriedades viciantes que afetam regiões do cérebro ligadas ao prazer, o que leva ao vício.
Está gostando deste artigo?
Então você vai gostar ainda mais da nossa série especial em vídeo...Além de provocarem altos picos de insulina na corrente sanguínea, o que estimula a fome com maior frequência.
Observe como anda a sua ingestão desse tipo de alimento, pois eles tem grande parcela de culpa quando você sente aquela fome monstruosa e sem explicação que te leva a cometer um ataque a geladeira no meio da noite.
DICA 5 – NÃO CONFUNDA FOME COM VONTADE DE COMER
Você pode até pensar que está com fome, mas provavelmente você não sabe o que é fome de verdade da mesma forma que eu também não sei.
Ainda bem que não passamos necessidades e temos comida de certa forma, abundante, mesmo que na maioria das vezes de péssima qualidade.
Mas infelizmente existem muitas pessoas no mundo em situação de extrema miséria que se encontram neste momento desnutridas por falta de alimento, essas pessoas sim sabem o que é a fome verdadeira.
DICA 6 – NÃO TENHA A COMIDA COMO VÁLVULA DE ESCAPE
Muitas pessoas ficam estressadas e fumam para relaxar, outras simplesmente comem. Não faça da comida a sua válvula de escape para problemas de estresse ou para aliviar a tensão e tristeza. Quando você faz isso, acaba pensando sempre em comida toda vez que a coisa aperta.
Procure outras formas de descarregar sua tensão, exercícios físicos de alta intensidade podem ser uma boa pedida! 😉
DICA 7 – ENTENDA O QUE VOCÊ COME
As vezes ficamos pensando se determinado alimento prejudica ou não o processo de emagrecimento, quando você entende o que come acaba pensando menos na hora de escolher os alimentos e consequentemente passa menos tempo pensando em alimentos durante o dia.
Pois já tem em mente um conhecimento prévio que te guia para boas escolhas, assim você evita dúvidas que fazem com que você fique pensando se determinado alimento vai prejudicar ou não a queima de gordura.
DICA BÔNUS (8) – SINTA-SE LIVRE!
Esqueça a velha sensação de ter que comer sempre para manter o metabolismo ativo, você deve se sentir confortável com a sua alimentação e estilo de vida.
Qualquer recomendação alimentar que faz com que você fique prisioneiro de caderninhos para anotar alimentos, pontos ou calorias não é sustentável.
Saiba que você não depende disso para obter sucesso no emagrecimento definitivo, quando você se liberta desses vícios e costumes antigos a comida passa a ser sua aliada e não sua inimiga.
Você não precisa ter medo dela e nem das quantidades, coma até ficar satisfeito, desde que coma os alimentos corretos.
Ficar satisfeito não é a mesma coisa que ficar empanturrado. Ficar satisfeito é ser livre para comer sem se preocupar com quantidades e sim com qualidade!
REVISÃO E CONCLUSÃO
Finalmente chegamos ao final deste artigo e talvez você tenha gostado das dicas, mas ainda não tem muita ideia de como colocar tudo isso em prática.
Afim de facilitar sua vida, vamos recapitular tudo que vimos até aqui e ao final teremos um checklist, uma espécie de plano de ação para você sair do lugar e começar a agir logo e parar de ficar se lamentando dizendo nada dá certo…
REVISÃO (plano de ação)
1. Em uma rápido introdução você aprendeu que não existe uma resposta única para quem deseja parar de pensar em comida, mas existem dicas que podem funcionar e auxiliar muito bem em todos os casos, inclusive o seu!
Fica como lição aqui, escutar os sinais do seu corpo e prestar atenção em suas individualidades e dificuldades específicas diante da comida, anotar isso em algum lugar também vai te ajudar no seu processo de autoconhecimento.
2. Na primeira dica aprendemos a importância de se livrar de antigos paradigmas que nos prendem a antigos hábitos, sendo assim, fica como lição treinar seu cérebro a não se preocupar mais com a contagem de calorias e o consumo de gorduras boas – elas são aliadas e não inimigas.
3. Já na segunda dica você aprendeu que “proibido é mais gostoso” e por isso é importante tirar um dia da semana para comer o que bem entender para não se sentir em uma prisão – dieta – que só faz você ficar lembrando como era bom ter liberdade – poder comer o que bem entender.
4. Depois, na terceira dica você aprendeu que não é necessário ficar se preocupando em comer de 3 em 3 horas, esse hábito não vai fazer você emagrecer mais rápido. Muito pelo contrário, faz você ficar lembrando de comida o dia todo!
Para resolver esse problema, sugiro que coma quando estiver com fome, mesmo que no início você ache que está comendo muito, com o tempo seu corpo se regula!
5. Na quarta dica você aprendeu sobre a importância de se eliminar os carboidratos! Eu sei que a primeiro momento pode ser meio complicado, mas pra facilitar o início, comece fazendo o básico: tire o pãozinho do mal de suas refeições diárias e o arroz/macarrão do prato diário! Essas duas ações já serão capazes de lhe proporcionar um tremendo bem estar e controle da fome.
6. Logo em seguida na quinta dica, você aprendeu que fome de verdade dificilmente a gente sente, então quando achar que está com fome, tome bastante água antes de atacar as guloseimas! Muitas vezes acabamos confundindo sede com fome e comemos sem necessidade.
7. Depois na sexta dica você aprendeu que ter a comida como válvula de escape é uma péssima ideia! Sendo assim, procure aliviar suas tensões com outra coisa que te dê prazer, seja jogar vídeo-game ou fazer algum exercício, o importante é você não buscar conforto somente na comida.
8. Essa sétima dica é o ponto principal! Você precisa entender o que come, não adianta procurar por ajuda e não se esforçar absolutamente nada para mudar a situação, pois a maior mudança deve partir de você e conhecimento gera autonomia de suas escolhas.
Fica como lição aprender mais sobre alimentação e para isso recomendo que se cadastre para receber meus melhores materiais educativos gratuitos que eu preparei especialmente para você!
9. Em uma última dica bônus falei da importância de realmente se desprender de antigos paradigmas, você precisa se sentir livre e no controle do seu corpo e da sua vida. Quando você tem esse controle, fica muito mais fácil sentir-se confiante pra fazer tanto escolhas boas como escolhas ruins.
Parece complicado a primeiro momento, mas o primeiro caminho para começar se sentir assim é obter o conhecimento que irá lhe proporcionar essas habilidades, para isso recomendo o material GRATUITO em vídeos e infográficos que recomendei anteriormente!
CONCLUSÃO
Não existe uma resposta única pra os problemas de compulsão alimentar, mas as dicas presentes nesse artigo podem ajudar todos que sofrem com o problema se aplicadas corretamente.
É muito importante que parta pra ação!
Não adianta nada ler este artigo, fechar a janela do navegador e não colocar nada em prática. Infelizmente a maioria das pessoas faz isso, mas se você realmente está comprometido em superar suas dificuldade eu sei que vai querer colocar essas dicas em prática.
Para isso é muito importante que siga o plano de ação que traçamos aqui na revisão do artigo e comece o quanto antes a tomar o controle da sua vida antes que seja tarde demais para se arrepender.
Eu precisei chegar em uma situação que foi horrível para finalmente resolver agir e espero que você não precise passar por isso…
Então vamos agir e colocar a mão na massa agora mesmo!
Come clicando NESTE LINK AQUI para baixar as vídeo-aulas gratuitas e outros materiais que preparei para você finalmente conseguir sair do lugar, emagrecer mais rápido, com mais saúde e manter seus resultados (que irá conquistar ao seguir as dicas) para sempre!
E se falta alguma coisa pra você, compartilhe conosco nos comentários abaixo e diga o que te impede de assumir o controle da sua vida e de seus pensamentos…
Tentarei ajudar da melhor forma possível! 😉
Muito obrigada!! A insegurança a cerca do que comer é o que me faz pensar tanto em comida…
Então esse artigo vai te ajudar Paola: https://obesoemagrece.com/infografico-guia-alimentar-saudavel/
Adorei as dicas, e principalmente a parte em que você fala Procure outras formas de descarregar sua tensão, exercícios físicos de alta intensidade podem ser uma boa pedida! .. agora sempre quando eu senti muita ansiedade vou descontar nos exercicios de alta intesidade, Muito obrigada pelas dicas.
É isso aí… que bom que gostou Erika! A grande vantagem dos exercícios de alta intensidade é que geralmente são curtos e demandam menos tempo, sem contar que os resultados geralmente são mais satisfatórios para quem deseja emagrecer… Sucesso! =)
Adorei as dicas. Acho que o pior é controlar a ansiedade.
Que bom que gostou Isabela! =) Pois é… A ansiedade é inimiga da maioria das pessoas mesmo, mas como a dica seis fala: “não tenha a comida como válvula de escape”. Talvez o sentimento de ansiedade seja provocado por outro motivo e a válvula de escape seja a comida… Acho que fica mais fácil quando atacamos diretamente o motivo da ansiedade. Não sou psicólogo, mas acredito que é por aí o caminho! =)