Muita gente pensa que para emagrecer é preciso se matar de fazer exercícios na academia. Deixe-me explicar um pouco melhor sobre isso… Para ser bem direto vou dizer logo de cara:
Você não precisa de exercícios para emagrecer, mas se deseja otimizar a queima de gordura e melhorar seus resultados e qualidade de vida é fundamental que inclua em sua vida algum tipo de exercício físico ou esporte.
Resolvi escrever este post falando sobre o assunto “exercícios” porque muita gente anda me perguntando sobre exercícios físicos ideais para otimizar a queima de gordura e também porque já havia passado da hora de inaugurar a seção sobre exercícios físicos aqui do site.
Achei que falar da “necessidade” dos exercícios no processo de emagrecimento definitivo seria uma ótima forma introdutória de abordar o assunto…
Eu costumo dizer que 80% dos seus resultados no emagrecimento definitivo estão diretamente relacionados a uma alimentação correta e saudável baseada em comida de verdade, mas nós sabemos que chega uma hora em que o corpo percebe que está perdendo gordura e passa a se preservar: o temido e famoso efeito platô!
Isso acontece porque o seu corpo só tem um objetivo: te manter vivo! Dessa forma seu organismo não tem a menor ideia de que você tem como objetivo definir um tanquinho escultural em sua barriga ou simplesmente deixa-la bem fininha e “no esquema” para o verão.
Seu organismo simplesmente quer te manter vivo, evolutivamente falando isso significa uma única coisa: estocar gordura para os períodos de baixa!
Ou seja, seu corpo percebe que você mudou os hábitos recentemente e começou a perder muito peso, dessa forma ele “pensa” que você está em apuros e começa a “travar” essa perda de peso para manter gordura suficiente estocada e garantir que você terá energia suficiente para realizar as atividades inerentes a nossa sobrevivência como por exemplo correr, caçar etc.
Quando eu falo em caçar, não quero dizer que nós precisamos fazer isso nos dias de hoje, mas lembre-se que nosso corpo não tem a mesma informação que a nossa cabeça tem em relação as facilidades da vida moderna. Para o nosso corpo, ainda estamos vivendo da mesma forma que há alguns milhões de anos atrás…
Está gostando deste artigo?
Cadastre seu e-mail no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site. Não se preocupe: sua privacidade está garantida, livre de SPAM!
100% seguro!
Veja o que você vai aprender neste artigo:
»Entendendo As Limitações Do Seu Corpo
Imagine que o corpo seja o nosso Hardware (as peças de um computador) e que nossa inteligência e capacidade de percepção das coisas seja o software (o sistema do computador no caso – ex: windows).
Nessa analogia, nosso “software” (raciocínio) está evoluído e nos permitiu a criação de várias facilidades da vida moderna – trabalhar sentado o dia todo no computador e ir ao supermercado depois do expediente “caçar” um pacote de salgadinhos super crocantes. Mas o nosso “hardware” (corpo) ainda age de forma ancestral e para ele o que importa é uma única coisa: manter a nossa sobrevivência!
Seria a “mesma coisa” que tentar instalar o windows 8 todo moderno em uma máquina com estrutura para rodar apenas um MS-DOS da vida… Sabe aquele sistema utilizado nos computadores bem antigos em que a tela era toda preta e nem existia mouse ainda?
O que eu quero dizer com essa analogia é que uma máquina antiga dessas (que roda apenas o MS-DOS) tem suas limitações e uma preocupação muito maior em preservar recursos vitais para o correto funcionamento e não travamento do sistema como um todo, assim como o nosso corpo também tem.
Pois é… Nossa máquina (corpo) também precisa garantir o não travamento do “sistema” e faz isso muito bem através da preservação de energia – o que garantiu a nossa sobrevivência e evolução durante milhões de anos!
Ou seja, nosso cérebro até pode ser um windows 8, mas o nosso corpo ainda não recebeu atualizações significativas nos últimos milhões de anos – sua capacidade operacional está limitada ao MS-DOS e como característica dessa configuração antiga ele faz de tudo para preservar os recursos do sistema, que nesse exemplo corresponderia a preservação da nossa energia/sobrevivência.
E lembre-se: sobrevivência é igual preservação de recursos (energia), que é igual a preservação da GORDURA em nosso organismo. Assim nós não “travamos”, por outro lado a nossa perda de peso, essa sim trava em um determinado momento. Mas então…
»Qual a Solução Para Voltar a Ter Resultados Significativos: Exercícios Ou Alimentação?
Uma das alternativas seria estimular o seu corpo através de exercícios físicos que gerem confusões em seu metabolismo e assim fazer com que você volte a queimar gordura ou simplesmente otimize o processo de emagrecimento, garantindo assim os outros 20% de resultados que não podem ser obtidos somente através de uma alimentação correta e saudável a qual estamos evolutivamente adaptados.
Resumindo: Você não precisa de exercícios físicos para emagrecer, mas é extremamente recomendável que comece a realizar alguma atividade física hoje mesmo, nem que seja uma caminhada em volta do quarteirão! Mesmo que seu objetivo não seja emagrecer, mas se deseja ter uma saúde melhor, é fundamental que se movimente – isso você já deve saber muito bem e já deve estar cansado de escutar aos montes por aí, por tanto, movimente-se!
Mas talvez você deseje mais que uma simples volta no quarteirão e esteja perdido em meio a tantas opções de exercícios disponíveis nas academias e outros lugares. Bom, dificilmente algumas voltinhas no quarteirão irão resolver o seu problema de efeito platô – peso estacionado – caso você se encontre nessa situação, mas para quem está muito acima do peso e precisa pegar leve, essa prática (voltinhas em volta do quarteirão) já é um excelente (e recomendável) início…
Tendo em vista que o indivíduo muito acima do peso sofre bem mais com os impactos nas articulações e tudo mais. Entretanto, a maioria das pessoas que se encontram em efeito platô já perderam algum (ou bastante) peso, mas ainda assim faltam aqueles quilinhos “finais” a serem eliminados… Sabe como é né? A gente sempre quer mais um pouquinho mais de resultados! 😉
Caso você se enquadre nessa última categoria, então você precisa saber e conhecer quais são os melhores exercícios a serem executados de acordo com os seus objetivos, para tanto, você precisa saber mais detalhes sobre os tipos de exercícios existentes, os objetivos de cada modalidade e as vantagens e desvantagens de cada um…
Mas isso já é assunto para um outro artigo!
Estou preparando mais conteúdo sobre isso e em breve postarei mais detalhes sobre o assunto, para que assim você possa fazer as melhores escolhas de acordo com as suas condições.
ATUALIZAÇÃO → Artigo com mais detalhes sobre os tipos de exercícios físicos existentes: Tipos De Exercícios Físicos: Como Escolher o Seu?
»Conclusão
Resumidamente, você não precisa de exercícios físicos para emagrecer, principalmente quem está iniciando o processo de emagrecimento, está muito acima do peso e ainda não se sente disposto para realizar tais atividades.
Através da uma alimentação verdadeiramente correta já é possível atingir 80% dos resultados, mas caso deseje otimizar seus resultados e alcançar os outros 20% ou sair do efeito platô – os exercícios físicos são uma alternativa extremamente recomendada e eficiente.
Entretanto, é preciso ter muito bem definido em sua cabeça quais são seus objetivos e expectativas em relação aos exercícios. Para tanto, se faz necessário um correto entendimento sobre os tipos de exercícios existentes, os objetivos de cada modalidade e as vantagens e desvantagens de cada um – em breve farei um artigo só para falar sobre esse assunto!
Portanto, se você ainda não se cadastrou, cadastre seu e-mail no campo aqui abaixo deste artigo para ser o primeiro a receber o artigo que estou preparando sobre os tipos de exercícios físicos existentes e suas características…
Até o próximo artigo!
Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário! Não gostou? Deixe Também! Elogios Ou Críticas Construtivas São Sempre Bem Vindos (as)! 😉
Deixe uma resposta