Comer de 3 em 3 horas, será que é realmente necessário?
Será que você deveria continuar com essa estratégia mesmo que você viva repetindo para você mesmo “Não consigo comer de 3 em 3 horas”?
E se comer de 3 em 3 horas, na verdade, for uma prática que mais atrapalha do que ajuda?
Caso você tenha se identificado com esses questionamentos acima e não aguenta mais ter que levar aquela maldita barrinha de cereal para todo lugar, fique comigo, pois esse vídeo é para você!
É com imenso prazer que lanço o primeiro episódio da série de vídeos “PERGUNTE AO PROFISSIONAL” com a nutricionista Alice Dalpicolli Rodriges. A ideia deste projeto é tornar mais acessível e ao mesmo tempo mais organizado os conteúdos disponibilizados agora através de áudio e vídeo pelo ObesoEmagrece.Com.
Não tem mais desculpa para quem tem preguiça de ler! Basta assistir os vídeos ou até mesmo baixar a versão em MP3 (que será disponibilizado em todo episódio novo lançado) e ouvir no carro, parado no trânsito, na academia ou em qualquer outro lugar que deseje! =)
Além da praticidade desse formato você também conta com credibilidade de profissionais altamente qualificados e atualizados que respondem nos episódios as dúvidas mais comuns sobre saúde, emagrecimento e bem estar geral!
Sem mais delongas, conferira logo abaixo o primeiro episódio dessa série de vídeos…
***Logo abaixo, caso prefira, veja a transcrição do vídeo ou a versão em MP3 do mesmo!
» Inscreva-se em nosso Curso de Emagrecimento 100% GRÁTIS!
Basta copiar e colar o código HTML abaixo:
<p style="text-align:center;display:block;"><iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/MiozX_zxuJ8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe><br/><a href="https://obesoemagrece.com/necessario-comer-3-em-3-horas/"><strong>» Clique AQUI para ver a TRANSCRIÇÃO e baixar uma versão em MP3 deste vídeo «</strong></a></p>
⇓
MP3 do vídeo
Clique AQUI ou no botão, logo abaixo, para iniciar o download do MP3 ⇓
» Clique AQUI para baixar todos os episódios em MP3!
Transcrição do vídeo
Glauber: É aquela velha história né… Preciso comer de 3 em 3 horas?
Alice (Nutricionista):NÃO!
Glauber: Uma nutricionista falando isso: “NÃO precisa comer de 3 em 3 horas!”
Alice (Nutricionista): E isso eu vou te falar com propriedade tá Glauber! Porque eu até tenho feito esses testes. Já faz umas três semanas que eu tenho feito jejuns longos de até 24 horas sem comer. E eu to aqui falando contigo! Eu to vivinha.
Eu não recomendo, de fato, eu não recomendo que as pessoas fiquem 24 horas sem comer. Eu acho que não tem necessidade de algo tão extenso, mas eu quis fazer isso justamente para provar que a gente NÃO PRECISA comer a cada 3 horas. NÃO PRECISA!
O nosso corpo é inteligente demais e ele foi feito para suportar longos períodos de jejum caso isso fosse necessário. Então não se preocupe se você esqueceu o lanchinho e ficar mais do que 3h, 5h, 8h, 12h sem comer. NÃO vai ter prejuízo NENHUM, é benéfico!
Nosso corpo vai desenvolver outros mecanismos de defesa para conseguir se manter vivo nesses momentos. Tranquilo!
Glauber: Eu já fiz testes também e já fiquei até 24h sem comer. Claro! Quem está começando e for fazer isso vai desmaiar, mas quem já está acostumado com esse estilo de alimentação, já consegue ficar mais tempo sem comer.
Alice (Nutricionista): A questão é: a gente se sente desconfortável. Porque na verdade a gente tá fazendo de maneira consciente: “Poxa vida vou ficar 24h sem comer! Meu deus do céu o que vai acontecer? E seu desmaiar? Ese eu ficar fraco?”. A gente fica preocupado.
A gente fica ansioso com essa situação. Porque não é, de fato, uma coisa natural. É uma coisa meio que programada. Mas é o tipo de situação! Se a gente estivesse ocupado, trabalhando, fazendo alguma coisa…
A gente não fica pensando tanto nessa questão de “Nossa! Estou a 8h sem comer…”, daqui um pouco, “Estou a 13h sem comer”.
A coisa vai acontecendo naturalmente. Devemos deixar essa preocupação de lado. Essa fixação de horários para se alimentar é uma coisa BIZARRA. É uma coisa que não faz sentido, enfim, é uma coisa desnecessária!
Dá pra gente se alimentar naturalmente, sem contar horas.
Glauber: E como fica aquela história: “Ahh! Você tem que comer assim porque é bom para acelerar seu metabolismo.” Então essa teoria cai não é mesmo?
Alice (Nutricionista): O que acontece, na verdade, a pessoa quando ela tem a base da alimentação composta por carboidratos, de fato, dá três horas, a pessoa vai sentir fome. Em função dos picos de insulina que alimentação rica em carboidratos ocasiona.
Então com certeza! Você come carboidrato e 3 horas depois baixa a insulina no seu sangue. Você vai ficar com fome de novo e vai ter que comer. Mas a alimentação rica em gordura tem esse benefício, a gente fica saciado por mais horas.
A nossa insulina fica estável e não tem esse prejuízo na questão do metabolismo porque você está alimentado! O período da digestão é mais longo. É maior! Então não são em 3 horas que você vai reduzir o seu metabolismo.
Ainda mais se você for uma pessoa ativa, que pratica exercícios de musculação, principalmente! A gente vai preservar a massa muscular e é a massa muscular que mantém o nosso metabolismo ativo. E não contar horas de intervalo entre as refeições.
Informações sobre a nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues
Nome: Alice Dalpicolli Rodrigues
Tipo de Profissional: Nutricionista
Endereço de Atendimento 1: Consultório multidisciplinar Rua Moreira Cesar, 2715, sala 84, Centro – Caxias do Sul – RS, 95034-000 – Brasil – Telefone: 54 3223 4888
Endereço de Atendimento 2: Academia Vivará Rua Sinimbu, 1206 Centro – Caxias do Sul – RS 95020-001 – Brasil Telefone: 54 3223 4481
Contato: tel.: (54) 9139-0911 e-mail: [email protected]
Página Web: Página da Alice no Facebook!
Sobre: Alice Dalpicolli Rodrigues – Nutricionista CRN2 9697 – Caxias do Sul – RS. Graduada em Nutrição pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2008). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2011). Atualmente trabalha com atendimentos clínicos individualizado em consultório médico, com foco em obesidade e co-morbidades relacionadas, nutrição estética, funcional e esportiva na Academia Vivará e orientação de dieta Paleo/Primal/LCHF. Trabalha também com o desenvolvimento de cardápios para Escolas Infantis e realiza atendimentos domiciliares. Não trabalha com consultorias online, sendo assim, atendimentos e prescrições de dietas apenas com avaliação presencial.
⇓
[Bônus] Infográfico: os 4 mitos mais comuns sobre comer de 3 em 3 horas
O infográfico abaixo, produzido pelos parceiros (Roney e Guilherme) do site senhor tanquinho, resume muito bem 4 dos principais mitos relacionados a essa prática de comer a 3 horas. Confira:
Muito esclarecedor, eu particularmente nunca concordei com esta logica das refeições de três em três horas, porem agora esta esclarecido a diferença entre uma refeição rica em carboidratos e outra em gorduras, obrigada, Marinalva Brito – MT
Olá Marinalva! Que Bom que gostou do conteúdo e pode entender um pouco mais sobre uma alimentação rica em gorduras e baixa em carboidratos. Espero que ajude aí em seus objetivos! =)
Gostei muito do vídeo, queria saber de quanto em quanto tempo tenho que comer em uma dieta low carb para meu corpo não se alimentar dos meus músculos? E tomar café ou óleo de coco tiram a gente do jejum? Obrigada!
Olá Flávia! Não se preocupe com o tempo para comer… Seu corpo não vai se alimentar dos seus músculos (catabolismo) tão fácil assim. Nosso fígado produz diariamente glicose suficiente para nosso cérebro e células musculares se manterem. Coma quanto tiver fome! E sim, tomar café com óleo de coco ou manteiga tira a gente do jejum sim pois contém bastante das gorduras boas, uma ótima forma de iniciar o dia com bastante energia! =) Já o café puro sem nada é zero caloria, ou seja, nos mantém em jejum! Abç!
Muito obrigada pela resposta! E em relação a fazer HIIT em jejum, eu fiz uma vez o treino do livro Body for Life e perdi bastante massa gorda, e recomendava fazer o HIIT em jejum, porém tenho lido várias matérias contrariando esta informação.
Ei Flavia, de nada! =) Eu já li várias coisas também e já fiz treinos em jejum com bons resultados tbm. Vamos analisar do ponto de vista evolutivo…
Imagine há milhões de anos atrás nosso amigo homem das cavernas acordando em uma bela manhã de domingo morrendo de fome e com necessidade de correr atrás de alguma caça para se alimentar. Ele precisa fazer um esforço físico considerável.
Eu não imagino esse cara seguindo algum artigo da revista boa forma que diz que ele não deve fazer todo esse esforço necessário para caçar logo de manhã em jejum. Afinal, se ele deseja sair do jejum, precisa caçar!
Claro que esse é apenas um exemplo observacional por assim dizer, mas se tiver interesse em algo com mais evidências científicas, tem um livro chamado “eat, stop, eat” de um autor chamdo “Brad Pilon” que demonstra com uma pancada de artigos científicos que fazer jejuns intermitentes de até 24 horas pode ser extremamente benéfico e demonstra tbm q desde que você faça musculação (musculação é uma forma de hiit de certa forma) não terá prejuízos na perda de massa magra, mas por outro lado poderá ter perda de massa gorda! Dá uma olhada aqui na página de venda do livro e nas fotos e físico do pessoal que seguiu as dicas do livro: http://www.eatstopeat.com/
Eu particularmente estou convencido de que fazer exercícios em jejum não tem problema! Mas é um bom assunto também para ser discutido futuramente em mais algum PERGUNTE AO PROFISSIONAL. Obrigado pela dica! =) Abç
Glauber, novamente agradeço pela agilidade e qualidade de informações na resposta!
Por nada Flavia! 😉
Muito bom video Glauber. Espero mais dessas informações claras e fáceis de entender. Parabéns a vc e parabéns a nutricionista em questão. Uma dúvida, na questão de exercícios a noite (antes do jantar) é necessário alguma alimentação para dar energia ao HIIT? Pode se fazer sempre assim? Eu por exemplo Toma cafe da manhã, almoço chego em casa, malho de depois janto. Não fazendo alguma alimentação nesse intervalo. Me sinto bem mas uma vez apenas me sentir fraco, talvez pela intensidade. Existe uma regra nesse caso? Grato Leonardo Martins (Bhte-MG)
Olá Leonardo, muito obrigado! Que bom que gostou, pode deixar que as informações disponibilizadas nesse formato serão constantes. Você perguntou se existe alguma regra… A regra é fazer aquilo que funciona bem para você! Se você se sente bem nessa rotina td bem, da pra fazer uma alimentação pré e pós treino que favoreça seus objetivos sim, mas isso é mt relativo de caso para caso e dependeria de uma orientação profissional mais de perto. Resumindo: não se preocupe com regras, foque no que funciona bem pra você! Essa é a ideia desse estilo de vida e alimentação: auto conhecimento de como o corpo e o organismo reage a determinadas práticas e alimentos! Em breve teremos um episódio com essa mesma nutricionista, a Alice, falando sobre alimentação pré e pós treino. =) Abç!
Ok Glauber. Mais uma vez obrigado e paragens pela sua atitude de mudar sua vida com a alimentação e orientação profissional que tem nos ensinado. Sua historia é massa. Uma dica legal de abordar são sobre os fracassos ou o pq não esta dando certo para algumas pessoas. Sem dúvida, na maioria das vezes, é algo errado que estão fazendo e não sabem. Abraço.
Opa Leonardo! Eu que agradeço pelo retorno e pelas sugestões… Eu adoro fazer esse trabalho e sua dica é muito boa, realmente acontece de algum pequeno detalhe passar despercebido as vezes. Dica anotada! Abç
Olá, bom dia! Caro Glauber, acho que nessa questão de comer com horários fixos, tem muito da sociedade moderna, que nos impõe horários para tudo. Hora para acordar, tomar café da manhã, hora do almoço, hora do lanche, hora da janta. Enfim, horários pré-determinados para comermos. Essa imposição da sociedade moderna fez com que as pessoas ficassem presas a esse paradigma de comer de 3 em 3 horas. Some-se a isso a alimentação baseada em carbos de alto índice glicêmico. Temos então, o ambiente perfeito para a explosão de diabetes, obesidade e síndrome metabólica.
Verdade Nei! Esse conjunto de problemas (imposições sociais + alimentação ruim) faz um estrago enorme na saúde geral e o pior é que a culpa de todo o estrago muitas vezes cai no alimento errado (gorduras) ou em hábitos considerados errados (comer qnd se tem fome e n de 3 em 3 horas)! Mas de vagar as coisas vão mudando! =)